Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Newsletter Nº4 - Abril 2015 - Azinheira dos Barros



Boletim Informativo


ABRIL 2015



SUBSTITUIÇÃO DE MOBILIÁRIO URBANO

Durante os meses de março e abril, a Junta de Freguesia renova parte do mobiliário urbano da Freguesia. Nas duas aldeias serão substituídos bancos e papeleiras e serão colocados novos chafarizes, lombas e limitadores.
O mobiliário urbano já substituído e aquele que ainda irá ser renovado melhora em muito a qualidade dos espaços públicos da Freguesia.

PATRIMÓNIO PREDIAL CRESCE 250% NOS ULTIMOS 5 ANOS

Em 5 anos o património predial da Junta de Freguesia cresceu cerca de 250%, em resultado de um esforço em normalizar e legalizar todo o regime de propriedade da Freguesia. No início do ano 2010 a totalidade dos imóveis da Freguesia rondavam os 113 mil euros, com 5 prédios registados, alcançando agora os quase 281 mil euros, com um total de 16 prédios. Neste trabalho de normalização do património foram adquiridos espaços com o antigo Campo de Futebol de Azinheira dos Barros, a sede da Junta de Freguesia ou ainda a delegação da Junta no Lousal. Foram também legalizados prédios como os antigos Tanques Públicos, a Casa da Água ou a Igreja de São Mamede do Sádão. Este é um trabalho que poucas Freguesias valorizam, mas que deve ser tido como prioritário.


AS PALMEIRAS DO LOUSAL E O ESCARAVELHO

A Palmeira tornou-se uma imagem de referência para quem vive no Lousal e para quem o visita. As palmeiras tornaram-se parte daquela aldeia, e da história local, levando a que as pessoas criassem com elas uma relação de afetividade muito especial. É difícil pensar no Lousal sem palmeiras. No entanto, Portugal viu-se a braços com a praga do escaravelho que chegou e sem passar despercebido, transfigura a palmeira no momento em que a mata. E o Lousal assim sofreu! Há alguns meses atrás começámos a perceber a sua presença e numa velocidade vertiginosa o escaravelho apossasse de todas as palmeiras centenárias e começa a destruí-las. Quem hoje visita o Lousal percebe com facilidade o efeito desse escaravelho. Não deixemos por isso que esta imagem, que tem uma ligação umbilical ao Lousal, seja afetada, e para isso é preciso celeridade e coragem nas decisões. A Junta de Freguesia está, como aliás já disse e continua a afirmar, disponível para ser uma parte importante da solução encontrada, mas sozinha não pode e nem consegue combater a praga que se instalou. E o povo do Lousal acredita que a Palmeira não desaparecerá! 
 


NOITE DE FADOS TORNA-SE TRADIÇÃO EM AZINHEIRA DOS BARROS

A Casa do Povo de Azinheira dos Barros, em parceria com a Junta de Freguesia, organizou mais uma Noite de Fados, desta vez por ocasião das Comemorações do 25 de Abril.
Esta foi a IV Noite de Fados, e contou com a participação das conhecidas fadistas Ana Rato e Ana Tareco, que têm surpreendido nas várias atuações que vão fazendo pelo País, tendo já alcançado vários troféus em diferentes concursos de Fado. Na música, foram acompanhadas à guitarra por Rogério Mestre e à viola por Carlos Franco, músicos já habituais em Azinheira dos Barros.
Para além das fadistas profissionais, e da participação de outros nomes da Grande Noite do Fado, destaque para Almerinda Roque, fadista local, e Carlos Mendes, conhecido pela participação no Grupo Falta Um.
A Casa do Povo foi pequena para todos, aos quais foi servido Caldo Verde e vários petiscos alentejanos. Ficou a promessa da V Noite de Fados para breve e de um encontro de música de intervenção.


PROLONGAMENTO DOS PLUVIAIS NO BAIRRO DA DIREÇÃO - LOUSAL

Em parceria com a Conduril, a Junta de Freguesia procedeu à colocação de 35 manilhas e respectivas sarjetas e bocas de lobo na zona da Ferradura, à entrada do Bairro da Direção. Esta intervenção foi desenvolvida pelos trabalhadores da Junta de Freguesia, tendo a Conduril cedido os materiais para tal. Para além de tornar mais eficaz o circuito das águas da chuva, torna mais segura a circulação na via, porque termina com uma vala profunda que se estendia por mais de 30 metros.
 


PAVIMENTAÇÃO DA TRAVESSA DA ESCOLA, AZINHEIRA DOS BARROS

A travessa que fica contigua à antiga Escola Primária de Azinheira dos Barros, e que dá acesso a um conjunto de quintais foi finalmente repavimentada, usando para tal lajetas de cimento e recurso exclusivo à mão de obra da Junta de Freguesia. Numa extensão aproximada de 100 metros de comprimento, com 3 metros de largura, foi necessário um esforço financeiro da Junta de Freguesia e uma grande capacidade de trabalho dos nossos funcionários que resultou numa melhoria significativa da circulação naquela travessa.



DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SITIOS

Celebrou-se no passado dia 18 de abril o dia internacional dos monumentos e sitios. O CCV Lousal aproveitou a ocasião para dar a conhecer Günter Strauss, um dos mais notáveis geólogos que estudou o Lousal. Esta celebração contou com a visualização do documentário da Mina do Lousal nos anos 50 e visita ao Museu Mineiro do Lousal com especial destaque para o emblemático geólogo.

AINDA SE LEMBRA?


ENVOLVENTE À IGREJA - AZINHEIRA DOS BARROS


AVENIDA FRÉDÉRIC VELGE - MINAS DO LOUSAL


ENTRADA PRINCIPAL - AZINHEIRA DOS BARROS


BAIRRO DA DIREÇÃO - MINAS DO LOUSAL


Copyright © 2015 Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, All rights reserved.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário