Páginas

quarta-feira, 25 de março de 2015

Vigília internacional pelo XX aniversário da encíclica Evangelium vitae

Nesta terça-feira na basílica romana de Santa Maria Maggiore. Juntaram-se os santuários de Fátima, Lourdes e Guadalupe, com a oração do terço dedicado à vida


Roma, 24 de Março de 2015 (Zenit.org)


O Pontifício Conselho para a Família organizou nesta terça-feira uma vigília internacional para comemorar o vigésimo aniversário da publicação da encíclica Evangelium vitae de São João Paulo II. O evento, informa o dicastério, é uma forma de agradecimento pelos frutos produzidos pela pastoral da vida e também serve para difundir os benefícios da oração pela vida, além de lembrar a vida eterna, destino de cada ser humano.

A vigília foi realizada em três etapas: começou as 17hs, horário de Roma, na Basílica romana de Santa Maria Maior, com uma explicação dos elementos artísticos dessa Igreja relacionados com a vida. Às 18hs rezou-se um terço focado na contemplação das passagens evangélicas vinculadas ao tema da vida, intercalado com testemunhos dos fieis. Às 19hs houve a celebração eucarística presidida pelo arcebispo Vincenzo Paglia, presidente do Pontifício Conselho para a Família.

Mons Paglia afirmou: "O aniversário da encíclica e esta vigília que a lembra na véspera da Anunciação, são de particular importância porque mostra a estreita relação entre o mistério da vida e a experiência da família, feita de emoções e de relacionamentos. Defender a vida significa, portanto, participar na aliança entre Deus, o homem e a mulher".

O carácter internacional da vigília foi acentuado com a participação dos santuários de Fátima, Lourdes e Guadalupe, onde se rezaram terços dedicados à vida, no contexto da iniciativa “Um terço abraça o mundo”. Em Nazaré, o evento foi antecipado no dia 21 de Março.

Sem comentários:

Enviar um comentário