Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2015

São Ludgero

Ludgero preferia obedecer a Deus que aos homens. Assim empreendeu fervorosa evangelização e construção primando sendo pela vontade de Deus


Horizonte, 26 de Março de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


Ludgero nasceu por volta do ano 742 na Frísia, mais precisamente na cidade de Zuilen que hoje é a actual Holanda. Seus pais eram Thiadgrim e Liafburg, descendentes de uma família nobre e cristã da Frísia. Logo cedo foi iniciado nos estudos religiosos os quais tinha veemente dedicação. Foi ainda criança, colocado aos cuidados de São Gregório na Escola da Catedral de Utrecht que, juntamente com São Bonifácio e Alcuino de York, empreenderam grande jornada de evangelização na Alemanha.

Esta época foi assolada por diversos conflitos entre anglo-saxões e frísios, o que forçou Ludgero a abandonar a Escola em 772 e refugiar-se até o final dos conflitos em 775. Assim crescia o jovem Ludgero, que após fecundo discipulado ordenou-se sacerdote no ano de 777 na cidade de Colónia na Alemanha. Após sua ordenação deu continuidade ao trabalho de seus orientadores, retornando à sua terra natal para a evangelização das regiões paganizadas da Frísia. Mais uma vez os conflitos, desta vez direccionados aos cristãos, fizeram com que Ludgero se ausentasse indo para a cidade de Roma

Após reconhecido e bem sucedido trabalho de anúncio e conversão dos povos mesmo em meio as adversidades, pelo Papa Adriano, foi convocado pelo imperador Carlos Magno para também evangelizar as terras que o imperador dominava. Nesta época Ludgero havia se dedicado à vida monástica no Mosteiro de Monte Casino conforme a regra de São Bento.

Sua jornada de evangelização foi muito bem sucedida e além da conversão de muitos saxões à fé cristã, construiu um Monastério em Weden e um Monastério em Mimigernaford além de várias capela e igrejas e formou diversos sacerdotes. Carlos Magno ainda o convidaria a assumir o bispado de Treves, mas ele recusou. Em 802, Hildebald, arcebispo de Colónia, ordenou-o bispo de Mimigardeford, que posteriormente se chamaria Munster, por causa do grande mosteiro que São Ludgero construiu lá, para ser sua catedral.

Após intensos trabalhos e dedicada vida espiritual e de penitência que findaram por comprometer-lhe a saúde física, faleceu na tarde de 26 de Março de 809 e foi enterrado no mosteiro de Werden.

Sem comentários:

Enviar um comentário