Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2015

Papa encontra o irmão de David Haines, morto pelo ISIS

Mike Haines, desde a morte de seu irmão, está empenhado em prol da tolerância religiosa e contra o extremismo


Cidade do Vaticano, 25 de Março de 2015 (Zenit.org)


No final da audiência geral de hoje na Praça de São Pedro, o Papa Francisco conheceu Mike Haines, irmão de David Haines, um dos reféns britânicos brutalmente decapitado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (ISIS).

O britânico David desapareceu na Síria em Março de 2013, quando realizava um trabalho voluntário para a associação internacional "Acted", depois, reapareceu em Setembro de 2014, em um vídeo que mostrava a sua execução pelas mãos do infame "Jihadi John". Haines foi a terceira vítima do Estado Islâmico.

Seu irmão Mike, desde então, tem dedicado seus esforços para a promoção do diálogo inter-religioso e a unidade das pessoas de diferentes crenças, contra o extremismo. De acordo com o embaixador britânico junto à Santa Sé, Nigel Baker, ele queria compartilhar esta mensagem com o Papa Francisco.

Pouco antes da audiência, o embaixador disse à imprensa: "Mike Haines levará ao Vaticano sua mensagem de tolerância religiosa. Papa Francisco pediu um esforço conjunto para acabar com os conflitos, com o ódio e com a violência. Mike Haines vive este compromisso de forma extraordinária”.

Em Outubro de 2014, um mês após a morte de seu irmão, Mike já tinha assinado uma carta conjunta com Barbara Henning, viúva de Alan Henning, outra vítima do Isis. A carta lança um apelo à "unidade das pessoas de todas as crenças em nossa sociedade", e destaca a necessidade das "igrejas, mesquitas, sinagogas abrirem suas portas e receberem fiéis de diferentes religiões".

Esta manhã, Mike Haines estava acompanhado pelo Imam londrino Shahnawaz Haque. [S.C]

Sem comentários:

Enviar um comentário