Páginas

terça-feira, 24 de março de 2015

O Santo Padre presenteia um evangelho aos fiéis participantes do ângelus

Papa também agradece aos napolitanos pela acolhida

Cidade do Vaticano, 23 de Março de 2015 (Zenit.org)


Depois da oração do ângelus deste domingo, o papa Francisco agradeceu aos napolitanos pela acolhida que lhe deram na visita do último sábado e presenteou um evangelho a cada um dos presentes na praça. Os evangelhos foram distribuídos por pessoas sem lar.

“Agora, repetiremos um gesto que fizemos no ano passado. Segundo uma antiga tradição da Igreja, entrega-se na quaresma um evangelho para quem se prepara para o baptismo. Então, ofereço hoje a quem está na praça um presente: um evangelho de bolso”, disse o papa, acrescentando que o texto “será distribuído gratuitamente por algumas pessoas sem morada fixa, que vivem em Roma”. Francisco disse que este gesto “é muito bonito e agrada a Jesus: os mais necessitados são aqueles que nos presenteiam a palavra de Deus”.

“Que cada um possa levá-lo na carteira, no bolso” e “ler com frequência: uma passagem, um parágrafo por dia. A palavra de Deus é luz para o nosso caminho”.

O Santo Padre recordou também a viagem apostólica deste sábado: “Ontem [sábado] estive em Nápoles em visita pastoral. Quero agradecer pela calorosa acolhida de todos os napolitanos, que são tão bons! Muito obrigado!”.

Francisco tinha começado a visita a Nápoles pelo santuário de Nossa Senhora de Pompeia, onde rezou em silêncio e recitou uma antiga oração. Depois foi ao bairro de Scampía, na periferia da cidade, onde recordou que “todos somos imigrantes e filhos de Deus” e afirmou que o trabalho “a frio” é exploração. Ele disse ainda que, sem trabalho, mesmo havendo formas de assistência que oferecem comida, não há dignidade.

Depois, celebrou a missa na Praça do Plebiscito e pediu “apostar na misericórdia de Deus”: que cada paróquia e realidade eclesial seja um santuário para quem procura Deus e uma casa acolhedora para os pobres, idosos e todos os que enfrentam necessidades.

Pouco depois do meio-dia, o pontífice foi ao presídio de Poggioreale, onde almoçou com os detidos e respondeu às suas perguntas.

A seguir, visitou a catedral de Nápoles, onde se repetiu o milagre de São Genaro em presença dos sacerdotes, religiosos e consagrados da cidade. A eles, o papa convidou a dar testemunho de Jesus e a praticar bem a pobreza evangélica. Depois, foi à Igreja Nova de Jesus e esteve com várias centenas de doentes e idosos. Logo em seguida, encerrou a visita no encontro com os jovens, no Passeio Marítimo, recordando que os jovens são a força e os anciãos a memória de um povo.

No ângelus, Francisco desejou que todos “tenham um bom domingo e, por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Bom almoço e até breve”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário