Páginas

quarta-feira, 25 de março de 2015

O cardeal Parolín participará da VII Cúpula das Américas no Panamá

Levará uma mensagem do Papa Francisco aos chefes de Estado e de governo do continente


Madrid, 24 de Março de 2015 (Zenit.org) Ivan de Vargas


O secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, vai participar da Sétima Cúpula das Américas, convocada no Panamá nos dias 10 e 11 de Abril, e, nessa ocasião, vai ler uma mensagem do Papa Francisco. Será a primeira vez que um alto representante da Santa Sé irá a este encontro, bem como a primeira vez que participa uma delegação cubana.

Durante uma entrevista realizada na Televisão Nacional TVN (Canal 2), o vice-chanceler panamenho, Luis Miguel Hincapié, destacou que durante uma visita feita em Fevereiro ao Vaticano, o presidente panamenho, Juan Carlos Varela, convidou o pontífice argentino a enviar uma representação à reunião.

Nessa viagem, o presidente Varela teve uma audiência com o cardeal Parolín, que pediu que o Panamá continue desempenhando um papel de mediador nas situações políticas que ocorrem na região.

Durante o encontro, que aconteceu antes do começo do Consistório ordinário público para a criação de 20 novos cardeais, o chefe de estado e o prelado conversaram também sobre a importância da Cúpula das Américas.

Posteriormente, o presidente Juan Carlos Varela, juntamente com a primeira-dama Lorena Castillo de Varela e seu filho, Stefan, cumprimentaram o Santo Padre, quando o papa Francisco confirmou o envio de uma mensagem para os participantes da Reunião.

Na Cidade do Panamá, os Chefes de Estado e de Governo assistentes irão abordar o tema central da sétima cúpula "Prosperidade com Equidade: O Desafio da Cooperação nas Américas", “na qual se discutirá vários subtemas, entre eles a segurança, a energia, a saúde, a educação, a migração, a governabilidade democrática e a participação cidadã, entre outros”, informa o site do país anfitrião.

"A Cúpula, que se realiza a cada três anos, oferece a oportunidade aos países de definir conjuntamente uma agenda hemisférica no mais alto nível que aborda os desafios urgentes e incentiva uma mudança positiva”, acrescenta.

Desde a sua criação, em 1994, como o máximo foro político continental, Cuba nunca participou na Cúpula das Américas. No mês de Abril, La Havana irá pela primeira vez com uma representação de alto nível, segundo confirmou em Dezembro do ano passado a vice-presidente e chanceler do Panamá, Isabel de Saint Malo de Alvarado. Isto marca o fim da suspensão que a Organização de Estados Americanos (OEA) impôs à ilha em 1962 e levantou em 2009.

Sem comentários:

Enviar um comentário