Páginas

terça-feira, 24 de março de 2015

Itália: jornada em memória dos missionários mártires

Celebração foi iniciada em 1993 pelo Movimento Juvenil Missionário das Obras Missionárias italianas


Roma, 23 de Março de 2015 (Zenit.org)


A jornada de oração e jejum em memória dos missionários mártires, na Itália, chega ao seu 23º aniversário. Iniciada em 1993 pelo Movimento Juvenil Missionário das Obras Missionárias italianas, ela tem como data fixa a do assassinato de dom Oscar Arnulfo Romero, arcebispo de San Salvador (24 de Março de 1980). Neste ano, o tema escolhido é “No Sinal da Cruz” e o contexto é o da beatificação de Romero, em 23 de Maio.

Segundo a agência Fides, a iniciativa tem o objectivo de recordar, com a oração e o jejum, todos os missionários assassinados no mundo e todos os agentes pastorais que derramaram o sangue pelo Evangelho. A data já se estende por muitas dioceses, realidades juvenis e missionárias e instituições religiosas dos diversos continentes.

“Muitos missionários”, escreve dom Michele Autuoro, diretor nacional da Missio na Itália, “deram a vida só pelo fato de, como Cristo, terem escolhido ficar do lado dos pobres e dos pequenos e terem vivido as bem-aventuranças como agentes de paz e justiça pelos povos que nosso Senhor confiou ao serviço deles. É uma jornada de memória e também de intercessão pelo dom da paz e da fraternidade autêntica, no respeito por todos”.

Sobre o tema da jornada deste ano, “No Sinal da Cruz”, Alessandro Zappala, secretário nacional da Missio Jovens, diz: “Se há uma coisa que une todos os cristãos dos cinco continentes, é a cruz. Um instrumento de tortura e morte que, durante séculos, aterrorizou todos os povos até que, nessa cruz, foi pregado o Filho de Deus, Jesus. A partir de então, a cruz se tornou um símbolo de salvação para todos, porque Jesus, morrendo nela, nos redimiu de todos os nossos pecados e de todas as nossas culpas”.

No folheto preparado para a celebração da jornada há algumas propostas de animação: uma reflexão sobre o tema, o texto de uma vigília de oração, outro texto para uma via-crúcis e uma liturgia penitencial. Os doentes e aqueles que sofrem podem oferecer a sua dor para apoiar o trabalho de quem proclama e testemunha o Evangelho em todos os cantos da terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário