Páginas

terça-feira, 24 de março de 2015

China: polícia sequestra dois sacerdotes em Mutanjiang

A agência Ásia News informou que Pe. Shaoyun e Pe. Jianyou foram presos ontem após a missa matinal e levados para um local desconhecido


Roma, 23 de Março de 2015 (Zenit.org)


Ontem de manhã, a polícia chinesa deteve dois padres na cidade de Mutanjiang (Heilongjiang). Conforme notícia da Ásia News, Padre Shaoyun Quan, 41 anos, e Padre Cao Jianyou, 43 anos, foram detidos por um grupo de policias depois de celebrar a Missa às 10:30 e levados para um local desconhecido.

Pe. Quan é o pároco, e Pe. Cao o vice pároco de uma comunidade "subterrânea", que não é reconhecida pelo governo. As suas actividades - explica a agência - ocorrem em locais não registados no Ministério para Assuntos Religiosos.

De acordo com os regulamentos sobre as actividades religiosas na China, as pessoas que desempenham actividades religiosas fora do controle do governo, praticam acções ilegais, passíveis de prisão por actividades "criminosas".

O trabalho dos dois padres, apesar de "subterrâneo", é conhecido pela polícia e apoiado desde que seja exercido a "baixa voz". Nos últimos meses, tinham confirmado que as actividades e evangelização estavam sendo desenvolvidas "em paz" e de maneira "muito tranquila".

Nas últimas semanas, várias notícias e artigos de jornais de todo o mundo mostravam uma nova abertura da China ao diálogo com a Santa Sé para chegar a relações diplomáticas. O projecto de acordo reafirmava a vontade da China de prosseguir de forma independente com as eleições e a nomeação de bispos, sem o mandato papal e colocava de lado a vida das comunidades subterrâneas.

Sem comentários:

Enviar um comentário