Páginas

terça-feira, 24 de março de 2015

Cáritas Portuguesa | Editorial Cáritas

Nº24 | MARÇO| 2015

 

SUGESTÕES DE LEITURA EDITORIAL CÁRITAS


Depois de Auschwitz e de Lemkin, de Nuremberga, da euforia humanitária do início da década de 90 e da promessa de “nunca mais”, a comunidade internacional falhou no Ruanda, fazendo muito pouco e muito tarde, perante uma tragédia à porta fechada.
Vinte anos passados sobre este episódio, depois dos massacres no Darfur e no ano em que o mundo assiste à perseguição e eliminação dos católicos no Iraque, continua a ser necessário e urgente falar de genocídio.

Teresa Nogueira Pinto faz a crónica dos três meses no Ruanda em que cerca de 800,000 tutsis foram mortos numa caça ao homem diária destinada a eliminar uma minoria étnica, refletindo sobre as origens do genocídio e as respostas nacionais e internacionais encontradas para tentar fazer justiça num país dividido entre vítimas e carrascos. ler mais...

 TEMAS SELECIONADOS | O PENSAMENTO SOCIAL


 


NOTÍCIAS


Cáritas Portuguesa
Conselho Geral reúne no Porto
No Porto, na Casa Diocesana de Vilar, de 20 a 22 março de 2015, os representantes de dezanove Cáritas diocesanas estiveram reunidos em Conselho Geral presidido por D. Jorge Ortiga, Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana. Este encontro contou também com a presença de D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, e teve como convidados para a conferência pública - «O papel da Igreja e das Instituições de Solidariedade num contexto de crise» - o padre Joaquim Mário Areal Andrade, pároco de Padrão da Légua (Porto); Teresa Olazabal, fundadora do grupo «Sacos de Ternura»; Américo Ribeiro, presidente da Obra Diocesana de Promoção Social; e Manuel Pizarro, vereador do pelouro da habitação e ação social da Câmara Municipal do Porto.

Cáritas Diocesana de Coimbra
CoimbraExposição Vidas Nossas no CHUC

As telas itinerantes da exposição Vidas Nossas, organizada pela Cáritas Diocesana de Coimbra, estarão patentes até dia 24 de março no hall do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Os modelos vivos representados nas fotografias têm o intuito de relevar ao público rostos, vidas e percursos associados à multidimensionalidade e exclusão nos sem-abrigo.

LIVRARIAS

LISBOALivraria da Univ. Católica de Lisboa
Travessa Palma, 1
649-023 Lisboa
Contactos:
Telefone: 21 721 4000

papelaria@lisboa.ucp.pt
Horário:Segunda a Sexta: 9:00 às 18:30
Sábado: 9:00 às 12:00
PORTO
Paulinas Multimédia
Rua de Cedofeita, 355
4050-181 PORTO
Contactos:
Telefone: 222 054 956

liv.porto@paulinas.pt
Horário:
Segunda a sexta: 9:30 às 12:30 e 14:30 às 19:00
Sábado: das 9:30 às 13:00

Sem comentários:

Enviar um comentário