Páginas

sábado, 28 de março de 2015

Cardeal Filoni retorna ao Iraque para manifestar a proximidade do Papa

Santo Padre renova sua solidariedade àqueles que estão sofrendo perseguição no Iraque e na Nigéria


Roma, 27 de Março de 2015 (Zenit.org)


O Papa Francisco está preocupado e reza pela situação das famílias cristãs no Iraque, e de outros grupos que foram expulsos de suas casas, especialmente na cidade de Mosul e na planície de Nínive. Por isso, ele enviou novamente ao Iraque o Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, para manifestar sua proximidade.

A notícia foi divulgada ontem pela Sala de Imprensa da Santa Sé. "O Papa reza por eles e deseja que possam retornar e retomar a própria vida nas terras e nos lugares onde, durante séculos, viveram e estabeleceram boas relações de convivência com todos".

Recorda-se que durante a Semana Santa, "essas famílias compartilham com Cristo a violência injusta que as tornam vítimas, e participam da mesma dor de Cristo".

O Cardeal, que esteve no país em Agosto passado, retorna ao Iraque em "sinal de proximidade, afecto e união em oração".

Além disso, foi anunciado que famílias da diocese de Roma, "unidas ao seu bispo no sentimento de proximidade e solidariedade com essas famílias", por meio de uma colecta especial nas paróquias, enviarão doces pascais para compartilhar a "alegria da Páscoa e o desejo de bem baseado na fé na Ressurreição de Cristo".

Assim, o Santo Padre se faz presente de forma concreta "como sinal tangível de solidariedade". Sem esquecer o sofrimento das famílias do norte da Nigéria, Francisco também manifestará um igual sinal de sua solidariedade por meio da Conferência Episcopal.

O Iraque sofre desde 2003 com o êxodo de mais de 2 milhões de cristãos. Permaneceram 1,3 milhões no local que há semanas sofre com a luta pelo controle de Tikrit, cidade bombardeada por aviões dos EUA a pedido do governo em Bagdá. A cidade localizada a180 quilómetros ao norte de Bagdade, testa a eficiência das forças de segurança do Iraque para derrubar o ISIS (sigla em Inglês do califado islâmico). Tikrit está na rota para Mosul, a segunda maior cidade do Iraque e central do ISIS no país.



in

Sem comentários:

Enviar um comentário