Páginas

terça-feira, 24 de março de 2015

Beja: Cáritas diocesana apresenta «Horta - Nova Esperança»

Projecto de capacitação e inclusão dirigido a toxicodependentes e alcoólicos em tratamento



Beja, 23 mar 2015 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Beja, ao abrigo de um projecto de cooperação transfronteiriço, vai apresentar esta sexta-feira o projecto “Horta - Nova Esperança”, que pretende dar competências a pessoas em “situação de vulnerabilidade e exclusão social”.


Segundo a instituição caritativa de Beja, “este projecto terá como principal eixo de intervenção, a capacitação em competências agrícolas dos utentes [da Comunidade Terapêutica Horta Nova] através da construção de uma horta cuja produção hortícolas e de ervas aromáticas vai fornecer o seu refeitório e cantina social".

Uma valência "que ao longo do ano de 2014 serviu 58.838 refeições”, complementa.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Cáritas alentejana explica que o projecto de empreendedorismo social é dirigido a “toxicodependentes e alcoólicos em tratamento” na comunidade terapêutica com vista à empregabilidade e formação deste público-alvo.

A "Horta - Nova Esperança" tem por base um protocolo ao abrigo do projecto de cooperação transfronteiriço que envolve como “padrinhos” a EDIA (centro de desenvolvimento e responsabilidade social) e a Escola Superior Agrária, do Instituto Politécnico de Beja.

“Os padrinhos vão disponibilizar meios e conhecimentos que permitem a formação dos utentes e monitores da comunidade ao abrigo de uma bolsa de voluntariado, constituída por técnicos e docentes de ambas as instituições”, informa a Cáritas de Beja.

Na apresentação do projecto vão estar presentes o presidente da Cáritas Diocesana de Beja, Florival Silva; o presidente do Conselho de Administração da EDIA, José Pedro da Costa Salema; o presidente do IPB, Vito José de Jesus Carioca.

Os responsáveis vão de “forma simbólica” plantar “alguns dos produtos” que vão ser consumidos pelos utentes da Cáritas Diocesana de Beja, acrescenta.

A apresentação do novo projecto está integrado nas jornadas de cooperação transfronteiriça das Cáritas da Raia - Beja, Évora, Portalegre, Ciudad Rodrigo, Cória-Cáceres, Mérida-Badajoz e Salamanca - com o tema “Economia Social e Solidária”, que começa no dia 25 de Março, na capital do baixo-Alentejo.

CB


in


Sem comentários:

Enviar um comentário