Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

São Flaviano

Flaviano testemunhou a ousadia e defesa da fé. Pela fé viveu e morreu nos apontando o caminho para a glória celeste


Horizonte, 18 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


São Flaviano, governador de Roma e patriarca de Constantinopla nos apresenta neste dia um grande testemunho de firmeza e defesa da fé católica.

Flaviano era filho de família pertencente à alta corte aristocrática romana. Era convertido ao cristianismo, virtuoso e muito sábio. Na época do Imperador Constantino, devido às suas virtudes morais e sábia postura, foi eleito governador de Roma. Devido a mudanças no império romano e com a massificação das perseguições aos cristãos, Flaviano foi deposto do cargo.

Se tornou sacerdote e pôs-se a defender e estimular os cristãos frente a agitadíssima situação da época, além de combater também as heresias emergentes. No período de 446 à 449 assumiu o patriarcado de Constantinopla que na ocasião era capital do império Romano. A situação política e religiosa, bem como as perseguições, ganhavam mais evidência e Flaviano neste interim testemunhou grande sabedoria e firmeza em seu carácter, conhecimento e fé além de virtuosa paciência e modéstia que lhe conferiram grande admiração e figurou como um dos grandes Patriarcas.

Um dos fatos marcantes em seu patriarcado foi a oferta de um presente ao imperador, costume da época. Flaviano abençoou um pão durante a Santa Missa e enviou um pedaço como presente ao imperador. Este repudiou o presente e o enviou de volta exigindo que o presente fosse um vaso de ouro. Flaviano sabiamente respondeu: "Os vasos de ouro são de Deus e dos pobres, seus representantes".

Flaviano também enfrentou diversas heresias em seu governo. Dentre elas o monotelismo, defendida por Eutiques que afirmava que Jesus não podia ter duas naturezas (humana e divina), pois uma anulava a outra. Flaviano combateu fortemente esta heresia indo ao ponto de ser convocado para um falso concílio no qual só haviam posições contrárias à Flaviano.

O concílio foi denominado “latrocínio de Efeso”, pois Flaviano foi preso, torturado e assassinado durante o mesmo. Dois anos depois se realizou o Concílio ecuménico de Chalcedon, que restabeleceu a honra do grande Patriarca, dando-lhe o título de Mártir glorioso, que morreu em testemunho da fé verdadeira.

Que as virtudes de coragem, ousadia e sabedoria de São Flaviano nos fortaleça na fé e na perseverança defesa de nossa amada Igreja enquanto caminha aqui na terra rumo a Jerusalém Celeste.

Sem comentários:

Enviar um comentário