Páginas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Santo Eleutério

Sua oração, humildade e defesa da fé foram as bases sólidas para a edificação da Igreja e da conversão dos irmãos


Horizonte, 20 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“Mas eu pude experimentar pessoalmente a força da oração deste homem”. Assim narra São Gregório Magno acerca de Santo Eleutério, o qual também chamava de “santíssimo velho” e “homem de vida venerável”.

Eleutério, cujo nome significa “libertador” nasceu no ano de 456 na cidade de Tournai na França que hoje é a Bélgica lá vivendo até por volta de 470. Desde cedo empreendeu grande zelo pela fé. A tradição da Igreja nos narra através de São Gregório de Tours que ainda criança Eleutério estava a brincar com seus amiguinhos quando escutou um deles dizer que ele ainda seria Bispo.

Um comentário profético que viria a se concretizar na vida de Eleutério quando o mesmo decidiu seguir seu chamado vocacional tornando-se sacerdote e posteriormente Bispo, o primeiro da diocese de Tournai. Nesta diocese, Eleutério trabalhou arduamente para organizar as igrejas da região, despertar vocações e formar o clero em meio à um período conturbado da França onde se destacava as grandes conversões em massa por conta da influência do reinado, o que acabava por confundir religião e reinado desfavorecendo a unidade e gerando conflitos sociais e de fé.

À campanha missionária de Eleutério em favor da conversão dos povos uniram-se alguns padres e monges e também o rei Clodoveo e a rainha Clotilde, recém convertidos com a ajuda do bispo Remígio, de Reims. Em meio aos seus árduos trabalhos a frente da diocese, Eleutério combateu diversas heresias, foi enérgico e firme na defesa da fé. Segundo relato de seus discípulos era homem de profunda oração e humildade e realizou milagres como a ressurreição de um homem e a expulsão de um demónio que possuía uma criança.

Eleutério foi vítima de uma conspiração, vindo a morrer como mártir por conta dos ferimentos infligidos pelos hereges, em 531, na cidade de Tournai, cuja Catedral recebeu seus restos mortais sendo dedicada à Ele.

Que a firmeza do testemunho de Eleutério, possa nos libertar de todas as mentalidades que nos afastam do verdadeiro sentido de ser Igreja e nos conduza a uma firme evangelização em favor daqueles que tem fome e sede de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário