Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Papa em Santa Marta: Uma pessoa pode ganhar tudo, mas se tornar um fracassado

Na homilia desta quinta-feira, Francisco adverte sobre o perigo de deixar-se levar pela inércia da vida. Adorador de pequenas coisas


Roma, 19 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org)


Em cada circunstância da vida, o cristão deve escolher Deus e não deixar-se enganar pelos hábitos e situações que afastam dele. Foi a recomendação do Papa ao comentar as leituras do dia na Missa matutina celebrada na Casa Santa Marta.

Escolher Deus, escolher o bem, para não se tornar um fracassado. Aclamado por ser um adorador de pequenas coisas que passam. Assim, o Santo Padre fez referência de um trecho da Bíblia em que Deus diz a Moisés: “Eis que hoje estou colocando diante de ti a vida e a felicidade, a morte e a infelicidade. Ouves os mandamentos de Javé, teu Deus, que hoje te ordeno, de andar em seus caminhos”.


Francisco explicou que o cristão deve fazer esta escolha todos os dias como fez Moisés. E é uma escolha difícil, admitiu o Papa. “É mais fácil viver deixando-se levar pela inércia da vida, pelas situações, pelos hábitos”. E acrescentou que, no fundo, é mais fácil se tornar o servidor de “outros deuses”.

“Escolher entre Deus e os outros deuses, continuou o Papa, que não têm o poder de nos dar nada, somente pequenas coisas que passam. E não é fácil escolher, nós temos sempre este hábito de ir onde as pessoas vão, como todos fazem. Como todos. Todos e ninguém”. Francisco destacou que hoje a Igreja nos diz: ‘Mas, pare! Pare e escolha. É um bom conselho. E hoje nos fará bem parar e, durante o dia, pensar um pouco: como é o meu estilo de vida? Por quais caminhos eu ando?”.

E aprofundando um pouco mais, Francisco propôs perguntar-se também qual é a minha relação com Deus, com Jesus. A relação com os pais, os irmãos, a mulher e o marido, os filhos...

O Papa explicou que “um caminho errado é o de procurar sempre o próprio sucesso, os próprios bens, sem pensar no Senhor e sem pensar na família”. Uma pessoa pode ganhar tudo, mas no final, se tornar um fracassado. E acrescentou: “fizeram-lhe um monumento, pintaram um quadro para ele. Mas fracassou, não soube escolher direito entre a vida e a morte”.

E insistiu questionando qual é a ‘velocidade da minha vida’, se ‘reflicto sobre as coisas que faço’; e convidou a pedir a graça de ter ‘a pequena coragem’ necessária para escolher, cada vez.

Por fim, o Papa deu um conselho citando o Salmo 1: “Feliz é o homem que confia no Senhor”. Quando o Senhor nos dá este conselho ‘Pára decide, decide’, Ele não nos deixa sozinhos. Está connosco e quer nos ajudar. Temos somente que confiar, ter confiança Nele. ‘Feliz o homem que confia no Senhor’. Hoje, quando nós paramos para pensar nestas coisas e tomar decisões, escolher, sabemos que o Senhor está connosco, ao nosso lado para nos ajudar. Nunca nos deixa ir sozinhos, jamais. Está sempre connosco, inclusive no momento das decisões”.

Rádio Vaticano/ Edição Zenit 

Sem comentários:

Enviar um comentário