Páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Papa contra a violência e o narcotráfico na Argentina

Num e-mail a um legislador portenho, ele descreve a situação como "mexicanização", recordando o drama vivido pelo país irmão


Roma, 24 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org) Sergio Mora


O Papa Francisco respondeu um email do legislador portenho Gustavo Vera, chefe da ONG La Alameda, pedindo que se evitasse a "mexicanização" da Argentina, fazendo referência à situação de violência e do tráfico de drogas que sofre o país irmão.

No e-mail enviado dia 21 de Fevereiro e escrito em linguagem coloquial, o Papa escreve: “Peço a Deus que proteja muito a você e aos ‘alamedenses’. Espero que estejamos em tempo de evitar a "mexicanização". Eu conversei com alguns bispos mexicanos e a coisa é terrível”. Ele acrescenta: "Amanhã eu vou, por uma semana, para um retiro com a Cúria Romana. Uma semana de oração e meditação me fará bem”.

Gustavo falou à rádio Continental que a ONG La Almada fez várias denúncias nos últimos dois anos relacionadas ao assunto, lamentando que "avançam muito lentamente na Justiça". E acrescentou: "Nós tivemos muito mais informações do que os vizinhos, que estão aterrorizados".

Relatórios da Igreja sobre o aumento do tráfico de drogas e da violência são bem conhecidos na Argentina. Destaca-se o trabalho da assembleia plenária de Novembro de 2013, quando foi elaborado o documento "O drama das drogas e do narcotráfico". Este indica com "dor e preocupação" as consequências da droga e do narcotráfico na sociedade, especialmente nos sectores mais vulneráveis.

Dom José María Arancedo, introduzindo a mensagem afirmou: "Nós não queremos ser como o México e a Colômbia, certamente não somos, mas tenhamos cuidado, porque já não somos um lugar de passagem, mas de consumo".

Há poucos dias, o Conselho Permanente do episcopado mexicano emitiu a mensagem: "Stop aos corruptos". Denunciando a corrupção que afecta o país e suas terríveis consequências.

Sem comentários:

Enviar um comentário