Páginas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Bispos ucranianos rezaram em Roma pela paz

Cardeal Sandri pede para defender as pessoas de quem semeia o ódio


Roma, 20 de Fevereiro de 2015 (Zenit.org) Sergio Mora


Enquanto a Ucrânia pede a intervenção das forças de paz da ONU para monitorizar a trégua assinada em 15 de Fevereiro, que foi violada várias vezes, os bispos do país realizam a tradicional visita ad limina em Roma, que começou na segunda-feira (16) e terminou nesta sexta-feira (20) na audiência com o Santo Padre Francisco.

A visita ad limina Apostolorum é realizada pelos bispos diocesanos, pelo menos a cada cinco, para rezar diante do túmulo de São Pedro e actualizar o Papa sobre a situação das respectivas dioceses.

Nesta quinta-feira, em Roma, o Arcebispo maior da Igreja Greco-católica ucraniana, Sviatoslav Shevchuk, juntamente com quatro Metropolitanos e outros Eparquiais, celebraram na basílica papal de Santa Maria Maggiore, uma liturgia pedindo a Paz na Ucrânia.

Após a cerimónia, o cardeal Leonardo Sandri lembrou que "o primeiro sinal da salvação de Deus que já opera entre nós é ter-nos reunido como povo, como Igreja, para pedir e suplicar". E convidou, com a ajuda de Deus, a sair do "desespero que poderia tomar-nos ao ver tanta violência, e ante a guerra que já custou muitas vítimas na amada nação ucraniana".

O cardeal manifestou sua satisfação com a notícia dada pelos bispos, que destaca "o esforço conjunto da população, destinado a ajudar e acolher os irmãos necessitados provenientes das regiões mais expostas ao conflito".

Ele convidou ao “empenho para serem construtores da paz e da reconciliação". Lembrou ainda que "o ódio apenas destrói, nunca construiu e nunca construirá qualquer coisa". Por isso, pediu para estarem em guarda diante de "tudo o que poderia nos levar ao ódio, e a defender as pessoas daqueles que lutam com ódio e disseminam o ódio, como se fossem verdadeiros inimigos".

Sem comentários:

Enviar um comentário