Páginas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Os cristãos da Índia pedem a Obama: Fale da liberdade religiosa

Campanhas de incitação ao ódio religioso são sistemáticas no país


Roma, 27 de Janeiro de 2015 (Zenit.org)


Os cristãos da Índia pediram que o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, abordasse a situação das minorias religiosas em seu encontro com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi. Obama esteve em viagem oficial à Índia entre domingo, 25, e hoje, 27 de Janeiro.

“As campanhas de incitação ao ódio são sistemáticas, orquestradas por grupos radicais hinduístas, inclusive membros do partido BJP, que promovem ataques contra as minorias religiosas”, em particular contra as comunidades muçulmanas e cristãs (13% e 2,5% da população, respectivamente). As minorias temem pelo seu direito à liberdade religiosa, embora ele seja teoricamente garantido pela constituição da Índia.

O Relatório sobre Perseguição Religiosa de 2014, elaborado pela organização Catholic Secular Forum, informa que cinco cristãos, entre eles uma criança de 11 anos, foram assassinados na Índia em 2014 devido ao ódio religioso. Mais de 300 sacerdotes, pastores e líderes de comunidades cristãs foram atacados, agredidos e feridos. Entre as vítimas da violência promovida pelos radicais hinduístas, há mais de 2.000 mulheres e crianças cristãs.

A ONG Christian Solidarity Worldwide comenta: “O silêncio do primeiro-ministro Modi sobre estas questões que afectam as minorias religiosas na Índia gera muitas tensões dentro dessas comunidades. Num dia importante, que recorda a história e a visão da grande nação indiana, pedimos que se destaque a questão do pluralismo e dos direitos humanos para todos os cidadãos da Índia”.

Sem comentários:

Enviar um comentário