Páginas

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

No coração de Cristo se encontram a sede humana e a sede divina

As palavras pronunciadas pelo Papa no Angelus deste domingo 25 de Janeiro


Cidade do Vaticano, 25 de Janeiro de 2015 (Zenit.org)


Aqui estão as palavras pronunciadas pelo Papa Francisco hoje ao meio-dia (horário local) antes de recitar a tradicional oração do Angelus na Praça de São Pedro.

Depois do Angelus, o Papa lançou um apelo pela paz na Ucrânia.

(Antes do Angelus)

Queridos irmãos e irmãs, bom dia,

Evangelho de hoje apresenta o início da pregação de Jesus na Galileia. São Marcos sublinha que Jesus começou a pregar: "depois que João [Baptista] foi preso" (1,14). Precisamente quando a voz profética do Baptizador, que anunciava a vinda do Reino de Deus, é silenciada por Herodes, Jesus começa a percorrer as estradas da sua terra para levar a todos, especialmente aos pobres, ‘o Evangelho de Deus’(ibid.). O anúncio de Jesus é semelhante ao de João, com a diferença substancial que Jesus não indica outro que deve vir: Jesus é o próprio cumprimento das promessas; Ele é a "boa notícia" a acreditar, a acolher e comunicar aos homens e às mulheres de todos os tempos, para que também eles confiem a Ele a sua existência. Jesus Cristo em pessoa é a Palavra viva e eficaz na história: quem o ouve e segue entra no Reino de Deus.

Jesus é o cumprimento das promessas divinas, porque é Aquele que dá ao homem o Espírito Santo, a "água viva" que sacia o nosso coração inquieto, sedento de vida, de amor, de liberdade, de paz: sedento de Deus. Quantas vezes sentimos o nosso coração com sede! Ele mesmo se revelou à mulher samaritana, encontrada no poço de Jacob, para quem disse: "Dá-me de beber" (João 4,7). Precisamente estas palavras de Cristo, dirigidas à samaritana, foram o tema da anual Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que termina hoje.

Hoje à noite, com os fiéis da diocese de Roma e representantes das diversas Igrejas e Comunidades eclesiais, nos reuniremos na Basílica de São Paulo Fora dos Muros para rezar intensamente ao Senhor para que fortaleça o nosso compromisso com a plena unidade de todos os cristãos. Que coisa feia que os cristãos estejam divididos! Jesus nos quer unidos: um só corpo. Nossos pecados, nossa história, nos dividiram, e por isso temos de rezar muito, para que o Espírito Santo nos uma novamente.

Deus tornando-se homem, fez sua a nossa sede, não só de água material, mas, sobretudo, a sede de uma vida plena, livre da escravidão do mal e da morte. Ao mesmo tempo, com a sua encarnação Deus colocou a sua sede - porque Deus também tem sede - no coração de um homem: Jesus de Nazaré. Deus tem sede de nós, do nosso coração, do nosso amor, e colocou essa sede no coração de Jesus. Assim, no coração de Cristo se encontram a sede humana e a sede divina. E o desejo de unidade dos seus discípulos pertence a esta sede. Encontramos isso frequentemente na oração ao Pai antes da Paixão: "Para que todos sejam um" (Jo 17,21). O que queria Jesus: a unidade de todos! O diabo – nós sabemos - é o pai das divisões, é aquele que sempre divide, que sempre faz guerra, faz muito mal.

Que esta sede de Jesus torne-se cada vez mais, a nossa sede! Continuemos, portanto, a rezar e a nos comprometer pela plena unidade dos discípulos de Cristo, na certeza de que Ele mesmo está ao nosso lado e nos sustenta com a força do seu Espírito, para que tal objectivo se aproxime. E confiamos esta nossa oração à materna intercessão da Virgem Maria, Mãe de Cristo e Mãe da Igreja.

(Depois do Angelus)

Apelo pela paz na Ucrânia

Sigo com profunda preocupação a escalada dos combates no leste da Ucrânia, que continuam a causar numerosas vítimas entre a população civil. Enquanto asseguro as minhas orações por todos os que sofrem, renovo meu premente apelo para que sejam retomadas as tentativas de diálogo e se coloque fim a todas as hostilidades.

Agora vamos continuar com companhia [aproximam-se do Papa duas crianças da ACR]

Queridos irmãos e irmãs,

Hoje celebramos o Dia Mundial da Hanseníase. Quero expressar a minha proximidade a todas as pessoas que sofrem desta doença, como também a todos aqueles que se ocupam deles, e àqueles que lutam para remover as causas da doença, ou seja, as condições de vida indignas do homem. Renovemos nosso compromisso de solidariedade a estes irmãos e irmãs!

Saúdo com afecto a todos vós, queridos peregrinos de várias paróquias da Itália e de outros países, bem como associações e grupos escolares.

Em particular, saúdo a comunidade filipina em Roma. Caríssimos, o povo filipino é maravilhoso, por sua fé forte e alegre. O Senhor sustente sempre também a vocês que vivem longe da pátria. Muito obrigado pelo seu testemunho! E obrigado por tudo de bom que fizeram por nós, porque semearam a fé em nós, deram um belo testemunho de fé. Muito obrigado!

Saúdo os estudantes de Cuenca, Villafranca de los Barros e Badajoz (Espanha), grupos paroquiais das Ilhas Baleares e as jovens do Panamá. Saúdo os fiéis de Catania, Diamante, e Delianuova e Crespano del Grappa.

Dirijo-me agora aos meninos e meninas da Associação Católica de Roma. Caros jovens, este ano, acompanhados pelo Cardeal Vigário e Mons. Mansueto [Bianchi], vocês estão aqui em grande número na conclusão da "Caravana da Paz". Eu agradeço e incentivo a continuar com alegria o caminho cristão, levando a todos a paz de Jesus. Agora, ouçamos a mensagem que os seus amigos lerão, aqui ao meu lado.

[leitura da mensagem]

Obrigado jovens! Desejo a todos um bom domingo e bom almoço. E, por favor, por favor não se esqueçam de rezar por mim. Adeus!

Sem comentários:

Enviar um comentário