Páginas

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Homilia do papa Francisco na Casa Santa Marta: Jesus salva-nos e intercede por nós

O Santo Padre recorda que a força da nossa fé é saber que somos salvos por Jesus


Cidade do Vaticano, 22 de Janeiro de 2015 (Zenit.org)


Após a viagem à Ásia, o papa Francisco retomou as missas matutinas com grupos de fiéis na capela da Casa Santa Marta e, nesta quinta-feira, afirmou que o mais importante não é a graça de uma cura física, mas o fato de que Jesus nos salva e intercede por nós.

O pontífice comentou o evangelho do dia, que fala da multidão que recorre a Jesus de todas as regiões. O povo de Deus encontra em Cristo “uma esperança, porque a sua forma de agir, de ensinar, toca o seu coração, chega ao seu coração, porque tem a força da Palavra de Deus (...) O povo sente e vê que em Jesus se cumprem as promessas, que em Jesus há uma esperança. O povo estava um pouco cansado da forma dos doutores da lei daquela época de ensinar a fé. Eles jogavam nas costas do povo muitos mandamentos, muitos preceitos, mas não chegavam até o coração das pessoas”. Quando vêem Jesus e o escutam, porém, eles “escutam dentro de si alguma coisa que se move; é o Espírito Santo que desperta isso e eles vão ao encontro de Jesus”.

A multidão seguia Jesus para ser curada, ou seja, buscava o próprio interesse. O Santo Padre recordou que “nunca podemos seguir a Deus com pureza de intenção desde o início; é sempre um pouco para nós, um pouco para Deus… E o caminho é purificar essa intenção”. As pessoas buscam Deus, mas também buscam a saúde, a cura. “E se jogavam sobre Ele para tocá-lo, para que viesse dele aquela força e os curasse”.

Mencionando a Carta aos Hebreus, o papa destacou que “Cristo pode salvar perfeitamente aqueles que se aproximam de Deus através dele. Jesus está sempre vivo para interceder”. As palavras-chave, disse o bispo de Roma, são “Jesus salva e é intercessor”.

“Jesus salva! Estas curas, estas palavras que chegam ao coração são o sinal e o início de uma salvação. O percurso da salvação de muitos que começam a escutar Jesus ou a pedir uma cura e depois voltam a Ele e sentem a salvação. Mas o mais importante em Jesus é que Ele cura? Não, não é o mais importante. É o que Ele nos ensina? Não é o mais importante. Que Ele salva! Ele é o Salvador e nós somos salvos por Ele. Isto é o mais importante. E esta é a força da nossa fé”.

O papa falou ainda de Jesus como intercessor. “Isto é actual. Jesus, diante do Pai, oferece a sua vida, a redenção, mostra ao Pai as chagas, o preço da salvação. E todos os dias, Jesus intercede. E quando nós, por uma coisa ou por outra, estivermos um pouco desanimados, vamos nos lembrar de que Ele reza por nós, intercede por nós continuamente”. Muitas vezes nos esquecemos disto, “mas Jesus não! ‘Ah, mas acabou, Ele foi para o céu, nos enviou o Espírito Santo, fim de história’. Não! Actualmente, em cada momento, Jesus intercede”. O papa nos convidou, assim, a dirigir ao Senhor esta oração: “Senhor Jesus, tem piedade de mim. Intercede por mim”.

Para encerrar a homilia, Francisco pediu que a nossa vida cristã seja cada vez mais convicta de que nós fomos salvos, de que temos um Salvador, Jesus, à direita do Pai, que intercede por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário