Páginas

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Ajuda à Igreja que Sofre arrecadou 800 mil euros para os cristãos do Iraque

Fundação da Santa Sé afirma que, sem apoio, não restarão cristãos na região


Madrid, 22 de Janeiro de 2015 (Zenit.org)


A fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) conseguiu arrecadar cerca de 800 mil euros na Espanha para projectos de sobrevivência e ajuda pastoral aos cristãos refugiados do Iraque. "120.000 cristãos fugiram da perseguição dos jihadistas do Estado Islâmico e estão agora em Erbil, a capital do Curdistão iraquiano. Eles abandonaram tudo, menos a fé", declara a AIS em comunicado.

"A campanha de Natal, que esta organização da Santa Sé começou em meados de Dezembro, foi a maior em arrecadação de toda a sua história na Espanha. O dinheiro arrecadado será destinado aos projectos de sobrevivência e ajuda pastoral à pequena comunidade cristã que ainda resta no país: alojamento, aluguer de casas, escolarização de 15.000 crianças, manutenção de sacerdotes e religiosas, entre outras necessidades. A situação crítica dos cristãos refugiados comoveu muitos espanhóis que decidiram não deixá-los sozinhos neste momento histórico para o Iraque. Por isto, cerca de 1.000 pessoas se transformaram em novos benfeitores da AIS".

Houve uma grande difusão da campanha em paróquias, colégios, centros culturais e, de maneira destacada, na internet. O director da Ajuda à Igreja que Sofre na Espanha, Javier Menéndez Ros, declarou que "o Iraque foi, é e será uma prioridade para esta fundação. Não vamos deixá-los sozinhos". Ros pediu que "continuemos unidos na oração por todos os cristãos do Iraque, cujo testemunho de fé é de grande ajuda e estímulo para todos os cristãos do Ocidente".

O director agradeceu em nome da AIS espanhola "a todos os jornalistas, comunicadores, meios de comunicação e instituições da Igreja que colaboraram na difusão desta campanha de emergência para evitar o desaparecimento do cristianismo no Iraque".

Sem comentários:

Enviar um comentário