Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

São Rugero

A gentileza e zelo pela salvação das almas marcaram o seu apostolado


Horizonte, 30 de Dezembro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


"Ele foi muito gentil e zeloso pela salvação das almas. A sua casa estava sempre aberta para acolher os peregrinos e pobres”, narra o Cannes Anonymous sobre o Bispo Rugero. As fontes são escassas sobre dados referentes ao seu nascimento e infância, mas sabe-se que nasceu por volta do ano 1060 na cidade italiana de Cane.

A sua postura como Bispo supõe uma infância e juventude dedicadas à oração e principalmente ao serviço aos pobres e necessitados, além de uma profunda humildade visto que o mesmo definia seu episcopado como um serviço e não como um instrumento para alcançar prestígio. E assim aconteceu que após a morte do bispo de Cane, Rugero foi consagrado bispo no ano de 1083 e eram tempos de muito trabalho, pois a cidade havia sido devastada pelos ataques do rei normando Robert Guiscard. Rugero empreendeu grandes e valorosos esforços para reconstruir a cidade desde a sua estrutura física até a estrutura moral e de fé de seu povo. Andava descalço por todos os arredores da cidade acolhendo os pobres, doentes e órfãos e conduzindo-os para cuidados em um asilo que ele mesmo construiu para esta finalidade.

Sua contribuição foi notável também na renovação da Igreja nos séculos XI e XII conforme registos dos Papas Pascoal II e Gelásio II que revelam o contacto com Rugero na busca de conselhos e também solicitando sua intervenção em questões e conflitos de sua época. Estes factos valeram-lhe o título de Reformador de Cane.

Rugero faleceu no dia 30 de Dezembro do ano 1129 e o mesmo foi imediatamente proclamado santo. Um pergaminho datado do ano 1327 sob o selo de Dom Pascalis, Bispo de Canes confirma a santidade de Rugero. Seu corpo foi enterrado na Catedral de Cane e suas relíquias foram depois transferidas para a cidade de Barleta em 1276 e depositadas na Catedral de Santa Maria Maior e definitivamente no Mosteiro de Santo Estevão.

Sem comentários:

Enviar um comentário