Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

São João da Mata

Seu testemunho de caridade, amor e generosidade aos pobres reflectia a dinâmica de amor da Santíssima Trindade


17 de Dezembro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“...ao obedecer a um chamado interior, se sentiu impelido a trabalhar pela salvação dos escravos cristãos e pelo serviço humilde e generoso aos pobres, como testemunho de louvor e alegria à Santíssima Trindade” dizia o Papa João Paulo II sobre João da Mata, nascido no dia 23 de Junho de 1160 na cidade de Faucon na França. Foi baptizado com o nome de João em honra a São João Baptista. Sua família era nobre e piedosa e desde cedo manifestou a alegria em servir aos mais necessitados.

Seu pai Euphemius desde cedo o encaminhou nos estudos e aprendizado próprios dos nobres da época. João então cursou teologia na Universidade de Paris, vindo a se ordenar sacerdote em Dezembro de 1192 e celebrou sua primeira missa em 28 de Janeiro de 1193. Durante a missa teve uma visão de um anjo empunhando uma cruz e ao seu lado dois cativos. Nesta época as Cruzadas estavam a pleno vigor e João decidiu fundar uma ordem religiosa para libertar e socorrer os cativos dos sarracenos. O Bispo D. Mauricio de Sully o escutou e confirmou a visão orientando-o a ir a Roma pedir permissão ao Papa. Antes de ir, resolveu se recolher em oração e mortificação nas montanhas da Diocese de Meaux onde conheceu São Félix de Valois que comungava do mesmo propósito de João da Mata. Após um tempo partiram em 1197 para Roma para encontrar o Pontífice recém-eleito Inocêncio III.


Chegando a Roma, no dia 17 de Dezembro de 1198 obtiveram a concessão e em 1209 foi totalmente aprovada a chamada Ordem da Santíssima Trindade para a Redenção dos Cativos. João da Mata e Félix empreenderam vigorosa ação de compra e libertação de escravos, vindo a ser convocado também pelo Papa para promover a paz nas igrejas da Dalmácia e Sérvia. A ordem cresceu largamente e muitas casas foram então fundadas para cumprimento da missão. Desta ordem falava o Papa João Paulo II: “A vossa Ordem fez da libertação dos oprimidos e do amor pelos pobres um traço qualificante da própria missão na Igreja e no mundo”. 


João da Mata faleceu no dia 17 de Dezembro de 1213. Seu culto foi confirmado pelo Papa Alexandre VII em 21 de Outubro de 1666. A ordem dos Trinitários está presente hoje em cinco continentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário