Páginas

sábado, 20 de dezembro de 2014

Santo Urbano V

O vigor episcopal de Urbano lhe rendeu o título de primeiro Papa humanista da história

Horizonte, 19 de Dezembro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


"Professor emérito, estudioso de renome, abade de iluminada doutrina e espiritualidade", assim enumera a hagiografia acerca do Papa Urbano V, o 200º Papa de nossa história. Nascido em 1310, em uma comuna francesa chamada Le Pont-de-Montvert, pertencente a uma nobre família francesa cujos pais eram Guilherme de Grimoard e Anfelisa de Montferrand, sempre foi contrário aos apelos mundanos próprios de sua época e idade. Diante de sua postura sua mãe dizia: “Eu não o compreendo; mas, enfim, basta que Deus o compreenda”.

Dedicou sua juventude ao estudo das ciências jurídicas e ao direito canónico nas universidades de Montpellier e Toulouse indo também às universidades de Paris e Avignon. Em 1335 formou-se e entrou para a ordem beneditina no Mosteiro de Chirac onde foi ordenado sacerdote. Retomou os estudos e recebeu seu doutorado no ano 1342 tornando-se um dos maiores canonistas de sua época e actuando também como professor. No ano de 1349 Urbano foi nomeado vigário geral de Clermont e em 1352 o Papa Clemente VI o designou para a abadia de St. Germain de Auxerre. Em 1361 o Papa Inocêncio VI o nomeou abade da Abadia de São Vítor e um ano depois foi também encarregado pelas relações diplomáticas do Estado Pontifício.

Após a morte do Papa Inocêncio em 1362, ocorreu o conclave que findou por eleger, mesmo não sendo cardeal, Urbano como Papa no dia 06 de Novembro do mesmo ano. A este fato o escritor Petrarca escreveu: "É Deus sozinho quem o escolheu”. A partir daí iniciou vigorosos trabalhos pelo retorno da sede papal para Roma, pois até então estava em Avignon. Reformou a disciplina eclesiástica, combateu heresias, criou e fundou centros de estudos, colégios e universidades. Organizou uma cruzada contra os muçulmanos na Europa e enviou inúmeros missionários para a Bulgária, Roménia e Ásia. Determinante também foram seus esforços que resultaram em paz pela conversão do imperador Carlos IV e João V. Em 1367 conseguiu com louvor retornar para Roma sendo o primeiro a se estabelecer no palácio ao lado da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Ao retornar para Avignon em 1370, faleceu no dia 19 de Dezembro. O Papa Pio XI o beatificou no dia 10 de Março de 1870.

Sem comentários:

Enviar um comentário