Páginas

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Santa Francisca Xavier Cabrini

As misteriosas e imprevisíveis veredas do serviço e da caridade fizeram Francisca alcançar os cumes da santidade.


Horizonte, 22 de Dezembro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“Francisca Cabrini iniciou muito cedo o caminho de discípula do Senhor, que haveria de levá-la através das misteriosas e imprevisíveis veredas, a alcançar os cumes da santidade”, falava o Papa João Paulo II referindo-se à Santa Cabrini, nascida no dia 15 de Julho de 1850 em Sant'Angelo Lodigiano na Lombardia, Itália. Filha dos camponeses Agustine Cabrini e Estella, ela foi a penúltima de quinze filhos do casal. Desde cedo foi educada na fé católica tendo como base a vida dos santos que era lida todas as noites por seu pai.

Muito dedicada aos estudos, recebeu sua formação no convento de Arluno que era administrado pelas Filhas do Sagrado Coração e lá formou-se professora em 1868. Inspirada pelo modo de vida religioso tentou ingressar no convento, mas sua fragilidade física não a permitiu. A este fato, ouviu de uma das irmãs estas palavras: "Você é chamada para estabelecer um outro instituto que trará nova glória ao Coração de Jesus”. Retornou então para Sant'Angelo e começou a leccionar. Orientada pelo Padre Serati, ensinou na escola do orfanato “A Casa da Providência” e quando o mesmo fechou em 1880 o Bispo de Todi lhe outorgou uma missão: "Quer ser missionária? Pois se não existe ainda um instituto feminino para esse fim, funde um". Em 14 de Novembro de 1880 fundou então o Instituto de Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus para dar continuidade aos trabalhos de acolhimento e cuidado com as crianças. Colocou o instituto sob a protecção de São Francisco Xavier do qual adoptou também o nome.

No ano de 1887 foi à Roma para conseguir a aprovação do Instituto que lhe foi concedida em 1888. A partir daí empreendeu um vigoroso trabalho de evangelização através das fundações de diversas casas, orfanatos e colégios na Itália, na França e nas Américas, inclusive no Brasil na cidade do Rio de Janeiro. O Papa Leão XIII ainda as enviou para acolher os emigrantes italianos que foram para os Estados Unidos.

Francisca Xavier Cabrini adoeceu de malária e faleceu em Chicago no dia 22 de Dezembro de 1917. Foi beatificada em 13 de Novembro de 1938 pelo Papa Pio XI e canonizada no dia 07 de Julho de 1946 pelo papa Pio XII. Recebeu os títulos de Santa dos Italianos na América e de Patrona Universal dos Imigrantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário