Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Sai o relatório do Vaticano sobre as religiosas de vida activa nos EUA

A investigação durou três anos e incluiu 341 institutos e 50 mil religiosas


Cidade do Vaticano, 17 de Dezembro de 2014

(Zenit.org) Rocio Lancho García
A Congregação vaticana para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica apresentou nesta terça-feira os resultados da visita feita às religiosas da LCWR (Leadership Conference of Women Religious) e do CMSWR (Council of Major Superiors of Women Religious), nos Estados Unidos. As visitas levaram três anos. Outros dois anos foram necessários para a recopilação e análise de toda a informação levantada.

O documento foi apresentado na sala de imprensa da Santa Sé pelo cardeal João Braz de Aviz, prefeito da congregação, com a presença do arcebispo dom José Rodríguez Carballo, O.F.M., secretário do dicastério, da irmã Mary Clare Millea, A.S.C.J., diretora da visita realizada nos Estados Unidos, da irmã Sharon Holland, I.H.M., presidente da “Leadership Conference of Women Religious” (LCWR); da irmã Agnes Mary Donovan, S.V., coordenadora do “Council of Major Superiors of Women Religious” (CMSWR), e do pe. Thomas Rosica, C.S.B., assistente do comitê da visita.

A visita aconteceu de 2009 a 2012, motivada, como explicou o cardeal, pela consciência de que “a vida religiosa apostólica nos Estados Unidos estava experimentando desafios difíceis”.

O cardeal Braz de Aviz precisou que o relatório final “é dirigido às religiosas dos Estados Unidos, assim como aos pastores e fiéis da Igreja”. Além deste documento, o dicastério enviará informes individuais aos institutos que receberam a visita na sua sede e aos institutos cujos informes individuais destacaram áreas de interesse. Serão enviadas, também, cartas de agradecimento aos institutos que participaram das duas primeiras fases da visita.

Braz de Aviz observou que a visita “foi vista com apreensão por algumas religiosas” e que alguns institutos decidiram não colaborar plenamente no processo. Ele aproveitou a ocasião para “expressar a nossa vontade de manter um diálogo respeitoso e frutífero com os institutos que não cooperaram plenamente com a visita”.

Segundo o cardeal, o papa Francisco pediu que o seu dicastério, em estreita colaboração com a Congregação para os Bispos, atualize o documento curial “Mutuae Relationes”, sobre a cooperação entre bispos e religiosos, “de acordo com a vontade da Igreja de promover a comunhão eclesial que todos desejamos”.

O prefeito assegurou que a congregação se compromete a colaborar com a intenção do papa Francisco de que “o gênio feminino” encontre expressão nos diversos lugares em que se tomam as decisões importantes, tanto na Igreja quanto nas estruturas sociais.

Por sua vez, o arcebispo José Rodríguez Carballo, O.F.M., afirmou que foi uma visita sem precedentes, feita a 341 institutos de religiosas que se dedicam ao ministério apostólico e que têm sua sede, uma casa provincial ou um programa de formação inicial nos Estados Unidos. Tanto os institutos diocesanos como os de direito pontifício, aos quais pertencem aproximadamente 50 mil religiosas nos Estados Unidos, fizeram parte da visita. Cada província dos institutos com mais de uma província no país foi considerada como uma unidade independente, o que fez com que 405 entidades fossem visitadas.

Carballo recordou ainda que o dicastério nomeou uma religiosa norte-americana, a madre Mary Clare Millea, ASCJ, como visitadora apostólica, outorgando-lhe as faculdades para projetar e realizar a visita. Ela escolheu um grupo de colaboradores religiosos também norte-americanos para ajudá-la durante todo o processo.

A visita foi dividida em quatro fases.

Na primeira, 266 superioras generais (78% do total) conversaram pessoalmente com o visitador ou visitadora. Depois, pediu-se que todas as superioras maiores completassem um questionário com dados concretos e informações sobre a qualidade da vida espiritual, comunitária e apostólica do instituto. As visitas in situ foram realizadas em uma amostragem representativa de 90 institutos religiosos (aproximadamente a metade dos institutos religiosos femininos de vida ativa nos Estados Unidos). Na última fase, a visitadora apresentou ao dicastério um informe geral sobre as principais questões e tendências na vida religiosa das mulheres no país.

O documento apresentado hoje “é a resposta da congregação para o informe geral da visitadora”. Ele descreve a razão e o processo da visita, além de tratar das principais questões avaliadas. Sobre cada tema, há um ponto de referência e uma breve exposição da doutrina da Igreja sobre o assunto. Segue-se um resumo da avaliação global da visitadora. A terceira parte de cada seção contém as recomendações da Congregação para os Institutos Religiosos sobre o tema em questão.

Monsenhor Carballo citou os sites que apresentam o relatório completo: www.vatican.va, www.uisg.org, www.vidimusdominum.org, www.lcwr.org, www.cmswr.org, www.usccb.org.

A visitadora irmã Mary Clare Millea, ASCJ, afirmou que a visita proporcionou muitas oportunidades “para a reflexão, o diálogo e a comunhão entre as religiosas dos Estados Unidos, assim como com os pastores da Igreja e os fiéis leigos”. As superiores das congregações, incluindo as que inicialmente expressaram resistência a esta iniciativa, concordaram que o processo deu resultados positivos surpreendentes, como "a confrontação honesta com o poder transformador da Palavra de Deus", "as conversas espirituais profundas com as nossas irmãs sobre a vida, o testemunho e a mensagem das nossas fundadoras e fundadores", "o aprofundamento nos documentos da Igreja sobre a vida consagrada", "o aumento da solidariedade entre as religiosas e o renovado desejo de ir além das atitudes que nos impedem de estar em comunhão uns com os outros", e "uma maravilhosa gratidão manifestada às religiosas por bispos, clérigos e leigos, que se traduziu em nova fonte de energia e recursos entre nós e despertou um renovado interesse pela promoção das vocações à vida religiosa".

Sem comentários:

Enviar um comentário