Páginas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Os três presépios da casa do papa

Um deles fica diante do quarto do Santo Padre


Cidade do Vaticano, 26 de Dezembro de 2014 (Zenit.org)


Na Casa Santa Marta, onde vive o papa Francisco, há três presépios.

O encarregado da manutenção da residência, Alessandro Di Placidi, disse ao jornal L'Osservatore Romano que o presépio do térreo foi feito com madeira, musgo e pedras dos Jardins do Vaticano. Tem uma pequena fonte de água em movimento e dez personagens, pequenas imagens de madeira esculpidas no século XIX. Maria e José acolhem o Menino Jesus em um refúgio muito simples. Aliás, comentou Di Placidi, tudo é muito simples, porque Jesus quis nascer num lugar provisório, quase em ruínas, onde praticamente não havia nada.

A obra, intimista, faz uso de luzes e recorda as palavras de Santa Teresa de Lisieux: "Nesta noite, quando Jesus se tornou frágil e sofredor por amor de mim, Ele me tornou forte e corajosa".

O segundo presépio, montado por Pasquale Scognamiglio, é inspirado em uma pintura a óleo do dinamarquês Christoffer Wilhelm Eckersberg, de 1815. É uma pequena torre redonda na periferia romana de Tor di Quinto, com paisagem campestre, rochosa e rodeada por poucas casas. O trabalho foi apresentado ao papa pela paróquia de Santa Domitila, de Latina.

A ante-sala do apartamento do Santo Padre abriga o terceiro presépio, feito pelos artesãos da localidade de Monte Porzio Catone, a cerca de 30 quilómetros de Roma e perto de Castel Gandolfo. Com materiais diversos, representa o nascimento de Jesus com aspectos típicos da cultura romana.

O Santo Padre se recolheu em momentos de oração diante dos três presépios.

Sem comentários:

Enviar um comentário