Páginas

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

O Vaticano vai examinar a causa de três mártires franciscanos no Peru

São eles: Michał Tomaszek e Zbigniew Strzalkowski, Frades Menores Conventuais, e do pe. Alessandro Dordi, sacerdote fidei donum de Bergamo, todos mortos pelos terroristas do Sendero Luminoso


Roma, 22 de Dezembro de 2014 (Zenit.org)


Nos anos 80 e 90 o grupo terrorista Sendero Luminoso, no Peru, massacraram centenas de milhares de pessoas. Entre estes dois frades poloneses, Michał Tomaszek e Zbigniew Strzalkowski, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, e o pe. Alessandro Dordi, sacerdote diocesano fidei donum de Bergamo, assassinados, respectivamente, nas cidades de Pariacoto e Santa em 1991.

Dos dois irmãos e do padre, a Santa Sé vai analisar o tema do suposto martírio em fevereiro de 2015. A notícia apareceu no próprio site dos Frades Menores Conventuais, informando que a causa de beatificação dos três Servos de Deus chegou à fase de exame pelos cardeais e bispos que estudam a Positio, o livro que reúne todos os documentos relativos a seu caso e que serve como base para o veredito final, caso sejam declarados mártires.

O postulador da causa dos três missionários é o frade conventual Angelo Paleri, que disse à agência Agi que a Congregação Ordinária dos Cardeais que vai analisar o caso "está marcada para 03 de fevereiro de 2015". Depois, a decisão final será do Papa Francisco.

A Congregação para as Causas dos Santos tinha permitido a abertura do processo diocesano para os três Servos de Deus no dia 5 de junho de 1995. Os Conventuais lembram que os três religiosos foram assassinados depois de ter celebrado a Eucaristia, com tiros de arma de fogo. Um deles sofreu uma emboscada enquanto que nos corpos dos outros dois os terroristas deixaram um cartaz com o escrito: "Assim morrem os lacaios do imperialismo".

Sem comentários:

Enviar um comentário