Páginas

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

O Natal no Paquistão é marcado pelo massacre de Peshawar

Solidariedade para com as mais de 130 vítimas assassinadas pelos talibãs em uma escola


Roma, 23 de Dezembro de 2014 (Zenit.org)


O Natal será comedido e vivido com dignidade e compostura por todos os cristãos do Paquistão. A data ficará marcada pela oração e pela solidariedade para com as vítimas do massacre de Peshawar, onde os talibãs mataram mais de 130 crianças em uma escola do exército.

Muitas igrejas montaram altares com imagens das vítimas e velas acesas. O arcebispo dom Joseph Coutts, presidente da Conferência Episcopal, fez um apelo à comunidade cristã para que reflicta sobre a mensagem de esperança e de paz do Natal.

Em mensagem enviada à Agência Fides, o activista católico dos direitos humanos Peter Jacob informa que onze paróquias e várias igrejas da cidade de Lahore decidiram cancelar ou adiar para depois de 1º de Janeiro alguns eventos já programados, como concertos natalícios, espectáculos e jogos em celebração do Natal.

De acordo com o diácono Shahid Mehraj, da catedral de Lahore, “a comunidade dos fiéis sente muita dor e preocupação” com a situação, que é vista como “um ataque ao futuro do Paquistão”. Neste Natal, informa ele, “dedicaremos uma cerimónia especial de acendimento de velas por todos os que perderam a vida no atentado”.

“O Natal traz uma mensagem de esperança para o mundo. O nascimento de Cristo também foi marcado por uma matança de crianças inocentes por parte do rei Herodes. No contexto deste derramamento de sangue, Cristo nasce como um símbolo de esperança”, complementa, destacando as semelhanças com a atual tragédia paquistanesa. “Agora é hora de difundir a mensagem do amor e da fraternidade no Paquistão”.

Os cristãos recordam que Muhammad Ali Jinnah, o fundador do Paquistão, nasceu no dia 25 de Dezembro. Por isso, o país também deveria reflectir sobre a sua visão e sobre o tipo de nação com que Jinnah sonhou: uma nação unida, aberta, tolerante, pacífica, livre do ódio e da violência.

Sem comentários:

Enviar um comentário