Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Francisco conclui as nomeações para a comissão de protecção aos menores

Próxima reunião será no Vaticano, de 6 a 8 de fevereiro


Cidade do Vaticano, 17 de Dezembro de 2014 (Zenit.org)


O papa Francisco nomeou os novos e últimos membros da comissão de protecção aos menores. O grupo é formado por 17 pessoas de diversas partes do mundo, para que haja ampla representação de diferentes situações e culturas. Entre eles, 8 são mulheres (2 delas religiosas) e 5 são clérigos (incluídos o cardeal presidente e o monsenhor secretário). Também estão presentes no grupo duas vítimas de abusos (Marie Collins e Peter Saunders), bem como especialistas em psiquiatria, psicologia e direito.

A composição da comissão está agora completa: o cardeal Sean O’Malley é o presidente e monsenhor Robert Olivier o secretário, ambos dos Estados Unidos. Como membros, o pe. Luis Manuel Ali Herrera, da Colômbia; a dra. Catherine Bonnet, da França; Marie Collins, da Irlanda; o dr. Gabriel Dy-Liacco, das Filipinas; a professora Sheila Baroness Hollins, da Inglaterra; Bill Kilgallon, da Nova Zelândia; Kayula Gertrude Lesa, RSC, da Zâmbia; Hermenegild Makoro, CPS, da África do Sul; Kathleen McCormack, AM, da Austrália; dr. Claudio Papale, da Itália; Peter Saunders, da Inglaterra; Hanna Suchocka, da Polónia; dra. Krysten Winter-Green, dos Estados Unidos;  o pe. Humberto Miguel Yáñez, sj, da Argentina, e o pe. Hans Zollner, sj, da Alemanha.

Como já tinha sido anunciado, a próxima sessão plenária da comissão acontecerá no Vaticano de 6 a 8 de Fevereiro.
 
O pe. Federico Lombardi, director da sala de imprensa do Vaticano, informou que "a comissão tem não apenas as competências, mas a experiência necessária para enfrentar com plena seriedade esta gravíssima situação. Creio que devemos esperar um bom trabalho, que demonstra a atenção com que a Igreja quer enfrentar esta praga do nosso tempo da forma mais adequada, dentro da verdade das situações culturais e não só eclesiais".

Continuando o trabalho iniciado pelo papa emérito Bento XVI, Francisco acolheu uma proposta do conselho de cardeais, o C9, e decidiu constituir esta comissão específica para a protecção dos menores. O anúncio foi feito pelo cardeal O’Malley em Dezembro de 2013, na sala de imprensa do Vaticano. A comissão tem ainda a finalidade de aconselhar o papa sobre o compromisso da Santa Sé na protecção dos menores, a atenção pastoral às vítimas dos abusos e a denúncia às autoridades civis.

Por sua vez, o papa quis dar um passo concreto e recebeu na Casa Santa Marta, em Julho, um grupo de seis vítimas de abusos por parte de clérigos. Francisco conversou cada uma das seis pessoas, que também participaram da missa com o papa. Na homilia, o pontífice pediu perdão: "Diante de Deus e do seu povo, expresso a minha dor pelos pecados e crimes graves de abusos sexuais cometidos pelo clero contra vocês e humildemente peço perdão". Ele afirmou que "a cumplicidade, dissimulada durante tanto tempo, não tem, não tem explicação".

Sem comentários:

Enviar um comentário