Páginas

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Audiência geral: Francisco reza pelas vítimas dos atentados em Sydney e no Paquistão

Centenas de fiéis felicitam o papa pelo seu aniversário


Cidade do Vaticano, 17 de Dezembro de 2014 (Zenit.org) Rocio Lancho García


A Praça de São Pedro se transformou hoje de manhã numa pequena festa de aniversário: o papa Francisco completa 78 anos e os fiéis e peregrinos de todas as partes do mundo o homenagearam e felicitaram enquanto ele atravessava a praça a bordo do papamóvel. Cartazes, balões e até bolos fizeram parte da festa: um grupo de sacerdotes aproximou do papa um bolo com velas, que Francisco soprou. Fiéis lhe ofereceram também chimarrão, que Francisco tomou com gosto, como é seu costume. Ao longo do trajecto, o papa foi recebendo diversos presentes que iam sendo guardados no papamóvel.

Um grande número de dançarinos de tango apresentou ao pontífice uma milonga depois da audiência.
                        
Apesar deste lado festivo da data de hoje, o Santo Padre pediu que todos rezassem “pelas vítimas dos actos terroristas desumanos cometidos nestes dias em Sydney, na Austrália, e em Peshawar, no Paquistão”. Que nosso Senhor, pediu Francisco, acolha em sua paz os mortos, dê consolo aos familiares e converta o coração dos violentos.
 
Depois, dando prosseguimento às catequeses sobre a família que iniciou na semana passada, o papa disse no resumo final:

“Pensando no sínodo sobre a família, no próximo mês de Outubro, decidi dedicar as catequeses deste ano a reflectir sobre a família, este grande dom que Deus deu ao mundo desde o princípio da criação. A proximidade do Natal nos lembra que Deus quis nascer numa família, num pequeno e afastado povoado do Império Romano [...] Jesus permaneceu em Nazaré durante cerca de 30 anos, levando uma vida normal, no seio de uma família israelita piedosa e trabalhadora”. Alguns podem achar, completou o papa, que, se Jesus veio redimir o mundo, esta foi uma grande maneira de perder o tempo. No entanto, Jesus quis viver aquele período de vida em família.

“Entre outros costumes da vida quotidiana, Ele se dedicou ao cumprimento dos deveres sociais e religiosos, ao trabalho com José, à escuta da Escritura e à oração dos salmos. Maria e José acolheram Jesus com amor, tendo que superar muitas dificuldades por causa disso. Não era uma família irreal, uma família de conto de fadas. Quanto podemos aprender com Maria e José, especialmente com o seu amor por Jesus! Eles nos ajudam a redescobrir a vocação e a missão da família, de toda família. Cada vez que uma família, em qualquer parte do mundo, acolhe este mistério, age nela o mistério do Filho de Deus que vem salvar o mundo”.
 
Logo depois, o papa saudou os peregrinos latino-americanos dizendo: “Quando passei pela praça, vi vários grupos de tangueros. Desejo que possam fazer um bom espetáculo e que sopre um pouco de vento pampeano! [...] Que a proximidade do nascimento de Jesus avive em todas as nossas famílias o desejo de recebê-lo de coração puro e agradecido. Muito obrigado e que Deus os abençoe”.

Após as saudações nos diversos idiomas, o bispo de Roma dedicou um cumprimento especial aos jovens, doentes e recém-casados. “Confiemo-nos a Maria, mãe da esperança e modelo do crente. Queridos jovens, acolham o mistério de Belém com a mesma fé com que Maria acolheu o anúncio do anjo Gabriel. Queridos enfermos, aprendam dela essa alegria e essa paz íntima que Jesus vem trazer ao mundo. Queridos recém-casados, imitem o exemplo da Mãe de Jesus com a oração e com a virtude”.

Os dançarinos de tango, que eram centenas e participaram da audiência geral, se dirigiram em seguida à Praça Pio XI, próxima da Praça de São Pedro, para celebrar o aniversário do pontífice com uma apresentação desta dança emblemática da Argentina.

Sem comentários:

Enviar um comentário