Páginas

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Ali Agca visita o túmulo de João Paulo II

Encontro entre o papa polaco e o ex-terrorista turco no presídio completa 31 anos


Cidade do Vaticano, 29 de Dezembro de 2014 (Zenit.org)


O turco Mehmet Ali Agca, que em 1981 disparou contra o papa João Paulo II, foi neste sábado à Basílica de São Pedro para depositar dois ramos de rosas brancas no túmulo do pontífice. O ex-membro do grupo terrorista Lobos Cinzentos, indultado no ano 2000 pelo presidente italiano Carlo Azeglio Ciampi, realizou este gesto por ocasião do 31º aniversário da visita que João Paulo II lhe fez no presídio romano de Rebbibia em Dezembro de 1983, informou a Rádio Vaticano.

"Ali Agca pôde entrar na basílica sem nenhum problema porque não tem nenhuma causa aberta com o Vaticano", explicou o vice-director da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Ciro Benedettini. "Sua passagem pela basílica foi brevíssima", acrescentou.

Depois de depositar as flores, o turco foi levado pela polícia italiana à delegacia da Praça Cavour para ser interrogado. "Senti a necessidade de fazer este gesto", declarou ele às forças de segurança.

Ali Agca está em liberdade desde 2010. Após a sua soltura na Itália, ele ainda cumpriu pena em seu país natal por vários delitos cometidos na década de 1970.

Sem comentários:

Enviar um comentário