Páginas

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

A Biblioteca Vaticana assina protocolo com a Sérvia

O bibliotecário Mons. Jean-Louis Brugues também assinou recentemente acordos com Cuba e China para estabelecer uma cooperação com as bibliotecas de Estado


Roma, 22 de Dezembro de 2014 (Zenit.org)


A Biblioteca do Vaticano assinou recentemente um protocolo com a Biblioteca Nacional da Sérvia, que prevê a troca de publicações, conhecimentos e competências no domínio da coleta, armazenamento, elaboração e proteção dos materiais de biblioteca.

Um fato de importância histórica que também contribui para o fortalecimento da relação entre o governo sérvio e a Santa Sé e entre a Igreja Ortodoxa e a minoria católica no país.

Mons. Jean-Louis Brugues, bibliotecário da Santa Igreja Romana e arquivista do Arquivo Secreto Vaticano, em entrevista à Rádio Vaticano, destacou que diplomacia,  ecumenismo e nova evangelização também passam através da cultura, especialmente da relacionada com o livro.

Além do protocolo com a Sérvia, Bruguès está por dentro de importantes missões em vários Países do mundo para ratificar interesses e acordos de cooperação com várias bibliotecas de Estado, entre as quais a de Cuba e China. Com esta última e com toda a Ásia – destacou o prelado à emissora - "devemos preceder com uma política de pequenos passos".

"O atual governo chinês - acrescentou – soube que a Biblioteca do Vaticano tinha 1.200 manuscritos chineses antigos, da última Dinastia Então, eles nos pediram para digitalizar esses manuscritos, e quando vieram a mim, coloquei duas condições: em primeiro lugar, que eles pagassem, naturalmente, o custo da digitalização; e em segundo lugar, que organizassem em Pequim uma exposição comum entre a Santa Sé e a China comunista, apesar da ausência de relações diplomáticas entre os dois países. Deixaram-me alguns meses sem resposta e agora me disseram que não só podem organizar uma exposição em Pequim, como também nas principais universidades do País. Isso vai acontecer em 2017. Na minha opinião, essas exposições - agora são várias exposições - poderiam ser um primeiro pequeno passo para o mútuo reconhecimento diplomático".

(22 de Dezembro de 2014) © Innovative Media Inc


in

Sem comentários:

Enviar um comentário