Páginas

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Uma mulher e um professor receberam o Prémio Ratzinger

O reconhecimento foi entregue pelo cardeal Müller a pedido do papa Francisco


Roma, 25 de Novembro de 2014 (Zenit.org)


A quarta edição do Prémio Ratzinger foi entregue neste fim de semana a dois ganhadores conjuntamente. Pela primeira vez, foi premiada uma mulher, a francesa Anne-Marie Pelletier, professora de Sagrada Escritura e Hermenêutica Bíblica na Faculdade Notre Dame, do Seminário de Paris. O prêmio também foi entregue a dom Waldemar Chrostowski, professor polaco de Exegese do Antigo Testamento e de Teologia na Faculdade de Teologia da Academia de Varsóvia.

O reconhecimento foi entregue no Vaticano pelo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o cardeal Gerhard Ludwig Müller, a pedido do papa Francisco, que manteve uma agenda já repleta na manhã de sábado.

Müller recordou que “a Congregação para a Doutrina da Fé está muito relacionada com Joseph Ratzinger, não somente porque ele guiou este dicastério durante mais de 23 anos, mas porque esta congregação tem a tarefa de promover e tutelar a doutrina da fé (...) A riquíssima teologia do papa emérito foi de grande importância e fez brilhar em toda a sua força e beleza a doutrina cristã”.

“Não por acaso, Joseph Ratzinger-Bento XVI foi definido como o 'Mozart da Teologia'”, disse o cardeal, que manifestou ainda a “profunda gratidão da Igreja a Bento XVI pelo seu incansável empenho como estudioso e mestre da ciência de Deus”. E citou as palavras do papa Francisco por ocasião do Prémio Ratzinger 2013, dizendo que, com as suas obras, o papa emérito “deu de presente à Igreja e a todos os homens o que tinha de mais precioso: o seu conhecimento de Jesus, fruto de anos e anos de estudo, de aprofundamento teológico e de oração. Porque Bento XVI fazia teologia de joelhos”.

O presidente da fundação, dom Giuseppe Scotti, destacou alguns conceitos como “a audácia, o desejo de caminhar e a esperança”, que “são a fotografia espiritual das duas pessoas que temos diante de nós”.

Por sua vez, o presidente da Comissão Científica da Fundação, o cardeal Camillo Ruini, delineou o perfil dos premiados: “A professora Pelletier, estudiosa de hermenêutica e de exegese bíblica, se dedicou também ao tema da mulher no cristianismo e na Igreja”. Sobre o professor Waldemar Chrostowski, o cardeal declarou que ele “é um incansável divulgador do conhecimento da bíblia através de cursos de formação, de exercícios espirituais e de peregrinações. Além disso, o professor está empenhado no diálogo católico-judaico e polaco-judaico”.

Na cerimónia de premiação estavam presentes numerosos bispos e cardeais, entre os quais o decano do colégio cardinalício, Angelo Sodano, além de diversos estudiosos ganhadores das edições anteriores do Prémio Ratzinger.

Sem comentários:

Enviar um comentário