Páginas

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

São Virgílio

São Virgílio manteve-se fiel e obediente à doutrina dando vigoroso testemunho de fé e condução da Igreja


Horizonte, 27 de Novembro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


São Virgílio nasceu na Irlanda por volta do ano 700. A tradição não nos apresenta muitos fatos de sua infância, mas sabe-se que sua juventude foi centrada na fé cristã que inflamou um profundo desejo de Virgílio abraçar a vida religiosa. De fato seu desejo o levou a abraçar a vida monástica. Conforme a narrativa dos “Anais dos Quatro Mestres”, que são as crónicas da história medieval irlandesa, Virgílio tornou-se abade no Mosteiro de Aghaboe, uma aldeia no condado de Laois.

Virgílio desenvolveu um vigoroso trabalho de evangelização e também científico visto que era um homem de profundo conhecimento nas ciências matemáticas e geográficas. Por este motivo ficou celebremente conhecido como “Geómetra”. Por volta do ano 745 ele partiu da Irlanda em peregrinação rumo à Terra Santa. Estabeleceu-se na França a pedido do Rei Pepino o Breve, pai de Carlos Magno. Pepino tinha o desejo de infundir em seu povo a fé cristã e com isso alicerçar seu reinado e confiou a Virgílio esta missão. Fundou o mosteiro de Chiemsee na região da Baviera a convite do Conde Odilon que posteriormente o enviou para ser abade da Abadia de São Pedro de Salzburg e encarregado da diocese de Salzburg.

Virgílio teve alguns conflitos com São Bonifácio por conta da fórmula do baptismo. A questão chegou ao conhecimento do Papa Zacarias que aprovou a questão a favor de Virgílio. Bonifácio ainda refutou a teoria de Virgílio acerca da circunferência da terra que na época foi tratada como heresia. Após aberta a investigação pelo Papa Zacarias, Virgílio obteve sucesso em sua defesa sendo orientado a abandonar sua ciência e dedicar-se somente ao apostolado. Após a morte de Bonifácio, Virgílio foi sagrado Bispo de Salzburg por volta do ano 767. Evangelizou a região de norte a sul e conseguiu o grande feito de baptizar os duques eslavos da Caríntia e reformou e construiu diversos mosteiros e igrejas. Enviou missionários para as regiões mais longínquas e participou também destas missões.

Adoeceu e veio a falecer no dia 27 de Novembro do ano 784. Foi sepultado na Abadia de Salzburg e após um incêndio ocorrido no ano 1181 suas relíquias foram descobertas e transladadas para a Catedral de Salzburg.

Foi canonizado em 1233 pelo Papa Gregório IX.

Sem comentários:

Enviar um comentário