Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Santo André Dung-Lac

A semente da fé foi plantada no território vietnamita e regada pelo sangue dos mártires


Horizonte, 24 de Novembro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


“...a semente da fé foi misturado no território vietnamita, com o sangue abundante de mártires, tanto do clero missionário e do clero local como das pessoas cristãs do Vietname” escreveu João Paulo II na canonização dos 117 mártires vietnamitas que são representados pelo Padre André Dung-Lac que nasceu por volta do ano 1795 em Bac Ninh-no no Vietname do Norte. Baptizado com o nome de Dung Uma Trun, seus pais eram pobres e pagãos e aos doze anos mudaram-se para Hanoi onde ele teve a oportunidade de conhecer um catequista que lhe deu abrigo e comida e o educou na fé cristã. Baptizou-se e adoptou o nome de André Lung.

Continuou os estudos e aprendeu o latim e o chinês e tornou-se catequista. Estudou teologia e no dia 15 de Março de 1823 foi ordenado sacerdote e foi destinado para a cidade de Ke-dam. Sua pregação era fervorosa e suas acções incansáveis na busca de alcançar aqueles afastados e desconhecedores da fé católica os quais eram catequizados e baptizados. Por este motivo foi preso no ano de 1835 durante as perseguições do imperador Minh Mang. Foi libertado tempo depois devido as doações financeiras dos membros da comunidade que compraram sua liberdade. Para evitar novos ataques mudou o nome para Lac e mudou-se de lugar para continuar sua missão. Em 1839 foi novamente preso com outro companheiro e novamente libertado mediante pagamento. A estes pagamentos ele se reportava dizendo: "Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu. Ao contrário, nós que nos escondemos continuamente gastamos dinheiro para fugir dos perseguidores. Seria melhor deixar-nos prender e morrer".

Passado pouco tempo da sua libertação, foi novamente preso em Hanói e sofreu terríveis torturas. Foi decapitado no dia 24 de Novembro de 1839. Ao martírio de André Dung-Lac uniram-se outros 116 missionários e vietnamitas, dentre eles uma mulher, que foram beatificados em grupos. André foi beatificado no primeiro grupo em 27 de maio de 1900 pelo Papa Leão XIII e todos juntos foram canonizados pelo Papa João Paulo II em 19 de Junho de 1988.

Sem comentários:

Enviar um comentário