Páginas

domingo, 30 de novembro de 2014

Filosofar é Viver

A Filosofia é uma arte de pensar a vida e os outros na busca incessante da verdade sem fim que a todos nos habita.

É uma atitude de reflexão permanente, um constante problematizar o real circundante na ânsia de acrescentar mais coerência e sentido à essência do universo.

A Filosofia é um amor desmedido ao saber, que numa doce e tranquila inquietude de alma, não cessa de buscar a contemplação das coisas eternas, as que desde sempre existiram e nos deram origem.

Sendo da esfera das ideias recusa o nivelamento e aponta para um horizonte inédito e ávido de mais beleza, amor e verdade. A sua meta é o imortal, o para sempre, num futuro que está para além do efémero, da sensível realidade envolvente que nos oprime, sufoca e limita.

Filosofar é partir em viagem à conquista de novas aragens, na certeza de que o conhecimento do bem e do mal depende da nossa capacidade e da dimensão do nosso pensar. Bem reflectir para melhor agir é o segredo que nos convida ao premente exercício duma curiosidade sem fim na certeza de que a vida sem filosofar carece da essência que a define e redime.

Revela-se, então, como outra riqueza, outro perfume, algo mais que não podemos dispensar ou minimizar para que o caminho se possa abrir e do homem brote a excelência do ser.

A premência e o reconhecimento do valor da filosofia na formação das nossas consciências, da sociedade e, em especial, da educação dos jovens levou a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – a instituir o Dia Mundial da Filosofia, que neste ano foi celebrado a 20 de Novembro.

Maria Susana Mexia






Sem comentários:

Enviar um comentário