Páginas

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Encontro do Papa com os chefes dos dicastérios

Discutiram as propostas do C-9 para a reforma da Cúria por cerca de três horas


Roma, 24 de Novembro de 2014 (Zenit.org) Rocio Lancho García


O Papa Francisco presidiu uma reunião nesta manhã, das 9h30 às 12h30, com os chefes dos dicastérios da Cúria Romana. A pauta era abordar, com os responsáveis dos dicastérios, as propostas do Conselho de cardeais, instituído por Francisco, sobre a reforma da Cúria. Entre os presentes estavam todos os presidentes dos Pontifícios Conselhos e os prefeitos das Congregações. Houve apenas duas ausências, o cardeal Veglió, do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes e o cardeal Grocholewski, da Congregação para a Educação Católica.

O padre Federico Lombardi, director da Sala de Imprensa do Vaticano, explicou aos jornalistas que durante a reunião "todos falaram sobre suas impressões, suas opiniões e seus pontos de vista". Sobre a publicação, em alguns meios de comunicação, de alguns fragmentos do rascunho – que não é público – apresentado na manhã de hoje na reunião, o padre Lombardi disse que não tem nada a acrescentar e que cada um “assume as próprias responsabilidades”.

O Conselho dos Cardeais foi criado pelo Santo Padre no primeiro mês do seu pontificado. Está formado por oito cardeais e a finalidade é ajuda-lo a governar a Igreja e na reforma da Cúria Romana para uma mudança da constituição apostólica Pastor Bonus. No começo o Conselho era conhecido como C-8 e passou a ser C-9, com a inclusão do cardeal Parolín, secretário de Estado. O próximo encontro será no 9, 10 e 11 de Dezembro, que será a sétima reunião que realizarão no Vaticano desde a sua criação.

Sem comentários:

Enviar um comentário