Páginas

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

África Central: libertado o missionário polaco sequestrado em Outubro

Pe. Mateusz Dziedzic, da Diocese de Tarnow, foi sequestrado em Baboua, no dia 12-13 de Outubro, durante um ataque dos rebeldes ligados a Abdoulaye Miskine


Roma, 26 de Novembro de 2014 (Zenit.org)


Padre Mateusz Dziedzic, o sacerdote "fidei donum" polaco da diocese de Tarnow, sequestrado em meados de Outubro, na parte ocidental da África Central, foi liberado hoje, quarta-feira, 26 de Novembro. Acaba, portanto, o calvário do jovem missionário que durou por volta de dois meses, desde que, na noite do 12-13 de Outubro oito homens armados ligados ao líder rebelde Abdoulaye Miskine, o tinham sequestrado durante uma incursão a Baboua, na República Centro-Africano.

Pe. Dziedzic - relata o site Jeune Afrique - foi recebido hoje primeiro no carro para depois ser transferido por terra a Yaoundé, onde vai voar para Brazzaville nesta noite. Lá será recebido pelo mediador da crise na África Central, Denis Sassou Nguesso.

O mandante do seu sequestro, Miskine, ex-aliado da rebelião do Seleka, foi preso no ano passado na fronteira entre Camarões e a República Centro Africano, e desde então está preso nos Camarões. O seu grupo, a Frente Democrática do Povo Centro Africano (FDPC) já esteve envolvido em vários sequestros. E para garantir a libertação do seu líder tem realizado vários sequestros para pedir depois uma troca. Miskine, embora na prisão, no entanto, havia permanecido em constante contacto com seus homens.

O ex-ministro da República Centro-Africana, Karim Meckassoua, da capital dos Camarões, desempenhou um papel fundamental na libertação do missionário. As negociações foram realizadas pelas autoridades da Polónia (uma unidade de crise foi imediatamente estabelecida), Camarões (especialmente pelo Secretário-Geral da Presidência, Ferdinand Ngoh Ngoh) e Congo.

Durante o sequestro, padre Mateusz conseguiu contactar a Missão Católica da Diocese de Bouar e receber comida e remédios.

Sem comentários:

Enviar um comentário