Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dakota do Norte pronto para defender a vida desde a concepção

Dia 4 de Novembro o estado americano vota para decidir sobre a inclusão na Constituição "do direito à vida em todas as fases de desenvolvimento


Roma, 29 de Outubro de 2014 (Zenit.org)


No dia 04 de Novembro, o estado de Dakota do Norte pode se tornar o primeiro estado americano a ratificar na Constituição que a vida humana começa desde a concepção. Por ocasião das eleições de midterm (para a renovação da Câmara dos Deputados e um terço do Senado), Dakota do Norte oferecerá a seus cidadãos a opção de introduzir na Constituição o direito à vida desde a concepção.

Lê-se no texto que deve ser acrescentado ao artigo 1º da Constituição: "O direito inalienável à vida de cada ser humano em todas as fases de desenvolvimento deve ser reconhecido e protegido". Uma frase que, de acordo com pesquisas recentes, conta com o apoio de metade dos eleitores. No entanto, o resultado do referendo é incerto. O que tem atraído a atenção é que os maiores defensores dessa regra pró-vida são jovens: 62% dos entrevistados entre 18 e 30 anos são favoráveis.

A intenção da lei que vai passar pelo crivo dos eleitores é - como argumentado por sua promotora, a senadora republicana Margaret Sitte – proteger as leis existentes da intervenção dos juízes. De acordo com o instituto de pesquisa “Guttmacher”, “se a lei fosse aprovada, teria um efeito cascata”, o “exemplo de Dakota do Norte seria imitado por outros estados". 

Sem comentários:

Enviar um comentário