Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

São Cosme e São Damião

A Tradição nos coloca que curavam todas as enfermidades, não só das pessoas, mas também dos animais, fazendo tudo gratuitamente


Horizonte, 26 de Setembro de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


Conhecidos como “os sem dinheiro” e com a graça de serem citados no Cânon da Missa e na Ladainha de Todos os Santos, os mártires Cosme e Damião nasceram em Egeia na Ásia Menor e seus nomes de baptismo eram Acta e Passio. Tinham outros irmãos de nome Antimo, Leôncio e Euprépio que cresceram sob o regime de perseguição do imperador Diocleciano que findou por vitimar seu pai.

A hagiografia não traz muitos dados sobre a infância dos irmãos, mas revela que tinham um grande talento para a prática da medicina. A Tradição nos coloca que curavam “todas as enfermidades, não só das pessoas, mas também dos animais, fazendo tudo gratuitamente”. Eles se aperfeiçoaram e se diplomaram na região da Síria e passaram então a exercer a profissão com maior zelo e profissionalismo, sem contudo perder a fé e levando sempre seus pacientes à cura do corpo e da alma. A esta metodologia eram atribuídos vários milagres, convertendo até mesmo os mais abastados pagãos, pois Cosme e Damião não cobravam por seus serviços. A Tradição também narra que certa vez Damião aceitou o pagamento de uma mulher que havia sido tratada e foi severamente repreendido por Cosme.

O testemunho convicto de fé e caridade de Cosme e Damião chamaram a atenção e inflamaram a ira do Imperador Diocleciano. O prefeito da cidade chamado Lísias ordenou a prisão dos irmãos no intuito deles renunciarem a sua fé. Diante de sua postura firme e convicta de fé, foram torturados, mas não sofriam nenhum ferimento. O fato transcorreu até o dia em que foram condenados à lapidação mas as pedras jogadas neles voltavam para seus algozes. Foram então alvejados por flechas mas as mesmas retornavam sem feri-los. Por fim foram martirizados por decapitação no dia 27 de setembro por volta do ano 303 e seus corpos enterrados na cidade de Ciro na Síria.

Imperadores e Papas recorreram à intercessão de Cosme e Damião honrando-os com a construção de Igrejas dedicadas a eles em Jerusalém, Egipto, Mesopotâmia e em Constantinopla. Santos Cosme e são Damião, entretanto, são padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.

Sem comentários:

Enviar um comentário