Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O Papa substitui um administrador apostólico no Paraguai

O Santo Padre pede que o clero e os fiéis de Cidade do Leste acolham a decisão com espírito de obediência


Roma, 25 de Setembro de 2014 (Zenit.org) Sergio Mora


O novo administrador apostólico da diocese e dos seminários de Cidade do Leste, no Paraguai, é dom Ricardo Jorge Valenzuela Ríos, bispo de Villarrica del Espíritu Santo, que substitui dom Rogelio Ricardo Livieres Plano. A decisão foi tomada pelo papa Francisco após análise da documentação que ele recebeu da Congregação para os Bispos e da Congregação para o Clero, dois meses depois da visita apostólica do cardeal Santos Abril y Castelló e do bispo auxiliar de Montevidéu, dom Milton Tróccoli, à diocese de Cidade do Leste.

O papa Francisco pede que “o clero e todo o Povo de Deus em Cidade do Leste acolham a decisão da Santa Sé com espírito de obediência” e convida “toda a Igreja do Paraguai, guiada pelos seus pastores, a um sério processo de reconciliação”.

Entre os motivos da substituição do bispo, segundo os meios de comunicação paraguaios, estão o fato de que os sacerdotes do Seminário Interdiocesano são ordenados com quatro anos de estudo, em vez de seis, e a protecção dada pelo bispo ao mons. Carlos Urrutigoity, denunciado por diversos casos de abusos contra menores de idade. Haveria ainda uma desavença com dom Pastor Cuquejo, a quem dom Rogelio chamou de “homossexual” e se recusou a pedir desculpas. Por outro lado, muitos fiéis da diocese o defendem, considerando as acusações inverídicas.

A decisão do Santo Padre foi publicada nesta quinta-feira em comunicado emitido pela Sala de Imprensa da Santa Sé:

Sobre a sucessão do bispo de Cidade do Leste, Paraguai, S.E. Dom Rogelio Ricardo Livieres Plano

Depois de um cuidadoso exame das conclusões das visitas apostólicas efectuadas pela Congregação para os Bispos e pela Congregação para o Clero ao bispo, à diocese e aos seminários de Cidade do Leste, o Santo Padre decidiu substituir S.E. Dom Rogelio Ricardo Livieres Plano nomeando como Administrador Apostólico da mesma diocese, agora vacante, S.E. Dom Ricardo Jorge Valenzuela Ríos, bispo de Villarrica del Espíritu Santo.

A decisão da Santa Sé, determinada por sérias razões pastorais, obedece ao bem maior da unidade da Igreja em Cidade do Leste e da comunhão episcopal no Paraguai. O Santo Padre, no exercício do seu ministério de "fundamento perpétuo e visível de unidade dos Bispos e da multidão dos fiéis" (LG 23), pede ao clero e a todo o Povo de Deus em Cidade do Leste que acolha a decisão da Santa Sé com espírito de obediência, docilidade e sem desavenças, guiado pela fé. Por outro lado, toda a Igreja do Paraguai, guiada pelos seus pastores, é convidada a um sério processo de reconciliação e de superação de todo sectarismo e discórdia, para não ferir o rosto da única Igreja, "adquirido com o sangue do seu Filho", e para que o rebanho de Cristo não se veja privado da alegria do Evangelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário