Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O papa nomeia os novos membros da Comissão Teológica Internacional

Os nomeados farão parte da comissão durante um período de 5 anos


Cidade do Vaticano, 24 de Setembro de 2014 (Zenit.org)


O papa Francisco nomeou os novos membros da Comissão Teológica Internacional e renovou a nomeação de outros membros cujos cinco anos de pertença à comissão já tinham se completado.

Farão parte da comissão até 2019:
- Pe. Serge-Thomas Bonino, OP, Secretário Geral, França;
- Pe.Terwase Henry Alaabiam, Nigéria;
- Irmã Prudence Allen, R.S.M., EUA;
- Irmã Alenka Arko, da Comunidade Loyola, Federação Russa-Eslovénia;
- Mons. Antonio Luiz Catelan Ferreira, Brasil;
- Mons. Piero Coda, Itália;
- Pe. Lajos Dolhai, Hungria;
- Pe. Peter Dubovsky, S.J., Eslováquia;
- Pe. Mario Angel Flores Ramos, México;
- Pe. Carlos María Galli, Argentina;
- Pe. Krzysztof Gozdz, Polónia;
- Pe. Gaby Alfred Hachem, Líbano;
- Professor Thomas Kollamparampil, C.M.I., Índia;
- Pe. Koffi Messan Laurent Kpogo, Togo;
- Pe. Oswaldo Martínez Mendoza, Colômbia;
- Professora Moira Mary McQueen, Canadá;
- Pe. Karl-Heinz Menke, Alemanha;
- Pe. John Junyang Park, Coreia;
- Pe. Bernard Pottier, S.J., Bélgica;
- Pe. Javier Prades López, Espanha;
- Professor Tracey Rowland, Austrália;
- Professor Héctor Gustavo Sánchez Rojas, SCV, Peru;
- Professora Marianne Schlosser, Áustria-Alemanha;
- Pe. Nicholaus Segeja M'Hela, Tanzânia;
- Pe. Pierangelo Sequeri, Itália;
- Pe. Eljko Tanjič, Croácia;
- Pe. Gerard Francisco P. Timoner III, OP, Filipinas;
- Pe. Gabino U. Bilbao, S. J, Espanha;
- Pe. Philippe Vallin, França;
- Pe. Thomas G. Weinandy, O.F.M.Cap, EUA.

* * *

O Vaticano emitiu ainda o seguinte comunicado de imprensa a respeito do anúncio de hoje:

1. O encerramento do oitavo quinquénio
Encerra-se neste ano o oitavo quinquénio da Comissão Teológica Internacional, iniciado com a nomeação pontifícia dos seus membros em Junho de 2009.

Como é sabido, a Comissão Teológica Internacional, instituída pelo Servo de Deus Paulo VI em 11 de Abril de 1969, tem a tarefa de assistir a Santa Sé, em particular a Congregação para a Doutrina da Fé, no exame das mais importantes e actuais questões doutrinárias. A Comissão é composta por teólogos de diversas escolas e nações, eminentes pela excelência científica e pela fidelidade ao Magistério da Igreja. Os membros, não mais do que trinta em número, são nomeados pelo Santo Padre "ad quinquennium", com base em proposta do cardeal prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e após consulta às Conferências Episcopais. Durante o curso da sua história, a Comissão publicou 27 documentos, com a aprovação do seu presidente.

A Santa Sé deseja manifestar um especial agradecimento pelo serviço teológico competente e consciente prestado pelos membros da Comissão durante o período que está prestes a terminar. Três documentos foram publicados durante este período: “Teologia hoje: Perspectivas, Princípios e Critérios” (aprovado em 2011 e publicado em 2012); “Deus Trino e a unidade da humanidade: o monoteísmo cristão e a sua oposição à violência” (aprovado em 2013 e publicado em 2014) e o mais recente “Sensus fidei na vida da Igreja” (aprovado e publicado no corrente ano de 2014). Na realidade, o trabalho da Comissão foi mais amplo, uma vez que ela também ofereceu contribuições valiosas sobre outras questões em nome da Congregação para a Doutrina da Fé, tarefa que é a principal da Comissão.

2. A nomeação dos membros para o nono período quinquenal (2014-2019)
Em 26 de Julho de 2014, com a nomeação pelo Santo Padre Francisco de trinta novos membros, a Comissão iniciou o seu nono quinquénio, que continuará até 2019, ano do jubileu pelo cinquentenário da sua criação, em 11 de Abril.

Como de costume, tendo em vista os compromissos acima mencionados, foram realizadas neste último ano amplas consultas junto às Conferências Episcopais de todo o mundo, bem como junto aos Sínodos das Eparquias orientais. Com base nas respostas recebidas, o cardeal Gerhard L. Müller, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, apresentou ao Santo Padre uma lista preferencial de candidatos. Levando essas propostas em consideração, o papa nomeou os teólogos que deverão formar a Comissão, ao mesmo tempo em que renovou a nomeação do pe. Serge-Thomas Bonino, OP, da França, como secretário geral.

A respeito da proveniência dos membros, há um aumento do número de nomeados não europeus na nova composição da Comissão. Há 5 membros da América do Sul, 4 da Ásia, 3 da África, 3 da América do Norte e 1 da Oceânia.

Também há um notável aumento da contribuição de teólogas. Na formação anterior, a Comissão se beneficiava da presença de duas renomadas teólogas, a irmã Sara Butler, MSBT, dos EUA, e a professora Barbara Hallensleben, da Suíça. Cinco teólogas foram nomeadas nesta nova composição: a irmã Prudence Allen, RSM, dos EUA, a irmã Alenka Arko, da Comunidade Loyola, da Eslovénia-Rússia, Moira Mary McQuenn, do Canadá, Tracey Rowland, da Austrália, e Marianne Schlosser, da Alemanha-Áustria. As mulheres constituem agora 16% dos membros da Comissão, um sinal da crescente participação feminina nos estudos teológicos.

Em 2014, também foi decidido diversificar ainda mais a proveniência eclesial dos membros em relação à sua condição religiosa e aos carismas que representam.

Na primeira reunião, de 1º a 5 de Dezembro, em sessão plenária, serão seleccionados os três temas a discutir-se ao longo dos próximos anos.

A primeira reunião dos novos membros, em sessão plenária nas instalações da Congregação para a Doutrina da Fé, acontece tradicionalmente na primeira semana do Advento.

3. Novo acesso à pagina da Comissão (www.cti.va) no site do Vaticano
A Comissão Teológica Internacional teve a sua página renovada e enriquecida no portal do Vaticano (www.vatican.va), que oferece todos os seus documentos em vários idiomas, na seção de Comissões ligadas à Congregação para a Doutrina da Fé. Todos os documentos publicados pela Comissão estão disponíveis para consulta, geralmente em dez ou mais idiomas. A Comissão deu mais um passo para facilitar a consulta ao conservar toda a sua documentação no site oficial da Santa Sé (www.vatican.va), através do estabelecimento de um novo link (www.cti.va).

Mantendo as iniciais do seu nome em latim (Commissio Theologica Internationalis), o novo endereço electrónico tem a vantagem de ser idêntico para os vários idiomas latinos, como o italiano, o espanhol, o francês e o português. Além de oferecer uma página dedicada à Comissão, o novo link também oferece ao leitor a possibilidade de seleccionar o idioma sem retornar à página inicial do portal do Vaticano. Espera-se que esta página nova e mais fácil de usar seja uma ferramenta útil para estimular o diálogo, permitindo uma comunicação cada vez mais eficaz do património teológico da Comissão dentro e fora da Igreja.

Sem comentários:

Enviar um comentário