Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2014

O Papa criou Comissão para a reforma do processo matrimonial canónico

Presidida por Mons. Pio Vito Pinto, decano da Rota Romana, o organismo terá que preparar uma proposta para simplificar os procedimentos do processo e garantir a indissolubilidade do matrimónio


Roma, 23 de Setembro de 2014 (Zenit.org)


O Papa Francisco instituiu no sábado passado, 20, uma Comissão especial de estudo para a reforma do processo matrimonial canónico. Os trabalhos do novo organismo – explicou uma nota da Santa de Imprensa vaticana – “começarão o mais rápido possível" e terão como objectivo "preparar uma proposta de reforma do processo matrimonial, procurando simplificar os procedimentos, tornando-a mais ágil e salvaguardando o princípio da indissolubilidade do casamento".

Presidida por Mons. Pio Vito Pinto, decano do Tribunal da Rota Romana, o novo organismo terá entre seus membros o cardeal Francesco Coccopalmerio, Presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, Mons. Luis Francisco Ladaria Ferrer, SJ, secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, Mons. Dimitrios Salachas, Exarca Apostólico para os católicos gregos de rito bizantino.

Serão membros da Comissão também os monsenhores Maurice Monier, Leo Xavier Michael Arokiaraj e Alejandro W. Bunge, prelados auditores do Tribunal da Rota Romana, bem como o padre Nikolaus Schöch, OFM, promotor de Justiça substituto do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica. Também padre Konštanc Miroslav Adam, O.P., reitor magnífico da Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino (Angelicum), padre Jorge Horta Espinoza, O.F.M., decano da Faculdade de Direito Canónico da Pontifícia Universidade Antoniamum, e o prof. Paulo Moneta, ex professor de Direito Canónico na Universidade de Pisa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário