Páginas

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Emoção nos olhos de Francisco no voo de regresso da Albânia

Durante conferência de imprensa no voo de Tirana para Roma, o Papa fala da "surpresa" de ter tocado o sofrimento de um povo e da forte emoção de "escutar um mártir falar sobre o próprio martírio"


Roma, 22 de Setembro de 2014 (Zenit.org) Salvatore Cernuzio


Em uma hora e meia de voo de Tirana para Roma, acreditava-se que o Papa Francisco - após o tour de force na Albânia – fosse descansar e não haveria a tradicional conferência de imprensa aérea. Em vez disso, o incansável Papa ainda se reuniu com cerca de 50 jornalistas de dez países diferentes a bordo do Boeing da Alitalia.

A entrevista foi introduzida pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, que deixou claro como seria a condução: "Somos muito gratos ao Santo Padre por estar connosco, mesmo no final de um dia agitado, ele se colocou à disposição para algumas perguntas, mas poucas, e durante a viagem".

A prioridade foi dada aos três repórteres albaneses, que foram de Tirana para Roma, a fim de acompanhar o passo a passo do Santo Padre.

A primeira questão foi sobre a "ideia" que o bispo de Roma tinha do povo albanês: um povo "sofrido" e "tolerante". "Alguma outra qualidade, que o senhor tocou? - Pergunta o repórter ao Papa - essas qualidades são as qualidades mais adequadas para trazer de volta a águia ao ninho?”

"Não é somente tolerante, o albanês é irmão", disse Francisco, afirmando que ele "tocou" com a mão a dor inerente ao povo dos Balcãs. O albanês - disse - "tem a capacidade da fraternidade”.  Aspecto demonstrado  "na convivência, na colaboração entre muçulmanos, ortodoxos e católicos", trabalhando juntos "como irmãos".

Outra característica que chamou a atenção do Papa foi “a juventude do país". "Disseram que é o país mais jovem da Europa", mas a Albânia tem um “desenvolvimento superior na cultura e também na governance, graças a esta fraternidade."

Então, a pergunta que não poderia faltar, sobre os mártires do país, mencionados várias vezes pelo Papa em seus cinco discursos, e que Francisco ‘viu’ nos retratos dos sacerdotes martirizados durante o regime comunista, que se encontravam no boulevard principal que conduzem do aeroporto de Tirana até a Praça Madre Teresa.

Esta foi uma grande emoção para o Bispo de Roma, que durante dois meses – contou o Papa - estudou esses dramáticos 25 anos, onde o ateísmo reinava na Albânia. "Suas raízes culturais são belas e fortes, de grande cultura, desde o início", observou ele. E comentou que ficou impressionado com o "terrível nível de crueldade".

"Quando vi aquelas fotos - disse o Papa - não apenas católicos, mas também ortodoxos e até mesmo muçulmanos... e quando pensei no que lhes diziam: ‘Não têm que acreditar em Deus’- 'Eu acredito!'. E bum! Matavam-nos. Por isso eu digo que os três componentes religiosos deram testemunho de Deus e agora dão testemunho da fraternidade”.

Falando sobre este ‘ecumenismo de sangue', perguntaram a Bergoglio sobre a "situação mundial instável", especialmente devido à onda de morte e destruição semeada pelos extremistas muçulmanos do Estado islâmico. Estamos em uma espécie de "terceira guerra mundial", disse o próprio Papa no voo de volta da Coreia do Sul.

Neste contexto, o que significa a visita de um Papa a um país "de maioria muçulmana"? Sobretudo, a sua exortação a um fervoroso diálogo religioso, bem como a denuncia que "matar em nome de Deus é um sacrilégio", é uma mensagem apenas para os albaneses “ou vai mais além?".

"Não, vai mais além", respondeu Papa Francisco, recordando o caminho de "paz, convivência e cooperação", percorrido pela  Albânia "que vai mais além", toca a “outros países que também têm diversas raízes étnicas”.

Em seguida, afirmou que a Albânia é, sim, um país de maioria muçulmana, mas "não é um país muçulmano. É um país europeu”. Para mim, isso foi uma surpresa – disse-  é um país europeu, por sua cultura, a cultura da convivência, também pela cultura histórica que teve".

Além das palavras do Papa, que marcaram esta quarta viagem internacional, o que permanecerá forte são as lágrimas de Francisco depois de ouvir o testemunho do sacerdote e da religiosa, na Catedral de São Paulo, vítimas de perseguição nos anos do regime comunista. "Ouvir um mártir falar do seu próprio martírio é forte!", confidenciou o Papa com a emoção ainda nos olhos. "Eu acho que todos nós que estávamos ali ficamos comovidos. E aquelas testemunhas falavam como se falassem de outro, com uma naturalidade, uma humildade. Isso me fez muito bem."

No encerramento da conferência recordaram as próximas viagens do Santo Padre: dia 25 de Novembro, a Estrasburgo, com uma visita ao Conselho da Europa e ao Parlamento Europeu. Depois, dia 28, a Turquia, para participar da festa do Padroeiro Santo André, dia 30, com o Patriarca Bartolomeu. E quando lembrado que a Turquia fica na fronteira com o Iraque, o Papa respondeu com uma brincadeira: "Sim, mas a geografia, eu não posso mudar". 

Sem comentários:

Enviar um comentário