Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

De Mosul a São Pedro: a voz dos cristãos e o som dos sinos de Alqosh

Domingo, durante o encontro "A bênção de uma vida longa", o testemunho dos cônjuges Hano, casal de idosos iraquianos que foram obrigados a fugir da cidade cristã de Qaraqosh


Roma, 26 de Setembro de 2014 (Zenit.org)


Os sinos da Igreja de Alqosh, 40 km ao norte de Mosul, planície de Nínive, ressoarão na Praça de São Pedro na manhã de domingo, 28 de setembro, na presença do Papa Francisco durante o encontro "A bênção de uma vida longa. Idosos e avós encontram Papa Francisco", organizado pelo Pontifício Conselho para a Família.

Os sinos soarão antes da celebração da Santa Missa celebrada pelo Santo Padre e do testemunho de dois refugiados do Curdistão iraquiano. Estes são os cônjuges Mubarak e Aneesa Hano, um casal de idosos refugiados vindos directamente da cidade cristã de Qaraqosh, perto de Mosul, casados há 51 anos, com 10 filhos e 12 netos.

Diante do Papa e de muitos outros participantes do evento, o casal será porta-voz dos sofrimentos indizíveis das famílias cristãs de sua terra, de onde todos tiveram de fugir: as cidades estão vazias, as casas destruídas, famílias dispersas, idosos abandonados, jovens desesperados, vidas destruídas pelo terror da guerra.

Dom Vincenzo Paglia, presidente do Pontifício Conselho para a Família, explicou esta presença: "O testemunho destes idosos iraquianos lembra a todos que a guerra é realmente uma loucura; esperamos que o mundo, como alerta o Papa Francisco, aprenda com esta lição."

Acompanha as palavras de Mubarak e Aneesa Hano, um vídeo do Pontifício Conselho para a Família, produzido por Elisa grego e Federico Fazzuoli, que apresenta esses lugares com o poder das imagens e do som dos sinos da Igreja de Alqosh.

É o mesmo som que por 2.000 anos na planície de Nínive, junto os sinos de todas as outras igrejas cristãs, convida à oração, mas que desde o último 06 de Agosto foi silenciado. No lugar da cruz foi levantada a bandeira negra.

Dia 15 de Agosto, festa da Assunção, desafiando o medo e o terror, junto com seus paroquianos, Don Ghazwan Baho da paróquia de Alqosh, que agora acompanha os cônjuges Hano na Itália, conseguiu fazer soar novamente os sinos da igreja. E ali, na igreja, em vez da bandeira negra, está de volta a cruz.
Domingo será lançado oficialmente o #alqoshbelles, que consiste em uma campanha de informação via Twitter para transmitir e difundir as histórias de famílias, jovens e idosos que vivem a tragédia da guerra.

*O vídeo estará disponível na próxima semana no canal do YouTube do Dicastério 

Sem comentários:

Enviar um comentário