Páginas

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Coro da Capela Sistina entusiasma na China

Pela primeira vez em Macau, Hong Kong e Taipé e se prepara para uma futura viagem à China continental


Roma, 24 de Setembro de 2014 (Zenit.org)


O coro da Capela Sistina actuou pela primeira vez em Macau, Hong Kong e Taipé. Os concertos nasceram por iniciativa do Instituto para a Promoção da Cultura Chinesa de Hong Kong, com a colaboração do Coro Perosi da diocese de Macau e da Taipei Philarmonic Foudation, com a finalidade de promover o intercâmbio cultural através da arte da música, compartilhando as ricas tradições musicais do Oriente e Ocidente e construindo, com estes, novos canais de comunicação e de comunhão.

"Melodias celestiais na Grande China”, é o título eleito para esta série de concertos. A música interpretada é a de compositores como Giovanni Pierluigi da Palestrina, Orlando di Lasso, Gregorio Allegri e Lorenzo Perosi, que historicamente pertencem ao repertório das celebrações do Papa.

Os concertos aconteceram na passada sexta-feira, 19 de Setembro, na Catedral de Macau, no domingo 21, no Centro Cultural de Hong Kong, e no dia 23 em Taipé, no National Concert Hall. O coro estava composto por pouco mais de 40 pessoas, das quais 24 vozes brancas. Em Macau, sabendo do grande número de pessoas que queriam participar, colocaram telões fora da catedral para aqueles que não puderam entrar. No aeroporto de Taipei foram acolhidos com uma recepção especial.

Além disso, no dia 21 o Coro da Capela Sistina, por sugestão do Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, acompanhou a liturgia dominical da celebração eucarística, presidida pelo cardeal John Tong Hon, na Catedral da Imaculada Conceição, em Hong Kong.

Os concertos foram muito bem recebidos e despertaram grande entusiasmo, indicou a media local. "Percebe-se que para eles foi um acontecimento verdadeiramente extraordinário" e até "tiravam fotos do póster do Papa com o Coro”, disse uma pessoa que participou do evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário