Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

São Pio X

O santo de hoje dizia: "É inútil esperar que quem não tem formação possa cumprir os seus deveres de cristão".


Horizonte, 21 de Agosto de 2014 (Zenit.org) Fabiano Farias de Medeiros


"Renovar todas as coisas em Cristo" era o lema do Papa Pio X, que nasceu no dia 02 de Junho de 1835 na aldeia de Riese, localizada na província de Treviso ao Norte da Itália. Baptizado com o nome Giuseppe Melchiorre Sarto era o segundo dos dez filhos de Giambattista Sarto e Margarida Sanson. Levavam uma vida simples no meio rural, mas Giuseppe, sempre dedicado aos estudos, desde cedo aspirava ao sacerdócio.

Com o falecimento de seu pai, sob a orientação da mãe, continuou seu percurso rumo ao sacerdócio, sendo ordenado em 18 de Setembro de 1858 aos 23 anos. Sua trajectória deu-se rapidamente, vindo a ser Capelão, Reitor do Seminário de Treviso, Chanceler e Vigário e no ano de 1884 foi sagrado Bispo de Mântua e em 1896 Patriarca de Veneza. E, assim, no 04 de Agosto de 1903 foi eleito Papa sucedendo ao Papa Leão XIII.

Seu pontificado durou 11 anos. Foram tempos de grande força e fecundidade para a Igreja que atravessava uma época de grandes desafios impostos pelo laicismo e modernismo. Foram escritos mais de 3.000 documentos oficiais e 16 encíclicas no intuito de reformar a Cúria Romana em sua disciplina e espiritualidade, restabelecer a música sacra, administração e zelo com a primeira comunhão e comunhão diária e formação integral do povo de Deus, ao qual, com veemência, se referia: “É inútil esperar que quem não tem formação possa cumprir os seus deveres de cristão”.  Extremamente dedicado à catequese e firme na doutrina, não discorria de sublime mansidão, tanto que seu secretário, o Cardeal Merry del Val, descrevia:”...de modo feliz combinada com a ternura de seu coração paternal, possuía uma indomável energia de carácter...”

Pio X possuía o dom de cura e era conhecido pelos milagres que realizava na simplicidade e caridade própria dos santos. Fundou no Brasil a Diocese de Taubaté e a Arquidiocese de Aracaju. Em virtude da Primeira Guerra Mundial que assolava a comunidade mundial, seu estado de saúde agravou-se e veio a falecer no dia 20 de Agosto de 2014. Foi beatificado em 1951 e canonizado no dia 03 de Setembro de 1954 pelo Papa Pio XII.

Sem comentários:

Enviar um comentário