Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Parolin: o ensinamento de São Pio X é também para a Igreja de hoje

O Cardeal secretário de Estado celebra em Treviso o centenário do nascimento de São Pio X


Roma, 25 de Agosto de 2014 (Zenit.org) Rocio Lancho García


O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, visitou o local onde Pio X "desde criança, aprendeu a confiar à Mãe de Deus os sentimentos mais íntimos do coração e a ouvir o chamado de seu Filho". O lugar é Cendrole, diocese italiana de Treviso, e o cardeal viajou até lá para a celebração eucarística do centenário do nascimento do Pontífice e o 60º aniversário da sua elevação aos altares.

Em sua homilia, o cardeal Parolin, lembrou que Pio X "teve um único e grande projecto em sua vida e no seu ministério: fazer de Cristo o coração do mundo". O pontífice foi "pastor que enfatizou sobre a sua pessoa e seus gestos a apresentação do Bom Pastor anunciado pelos profetas e realizado em Jesus", disse o cardeal.

Da mesma forma destacou que Pio X, como bom pastor, "correu audaz e generoso em defesa do rebanho a ele confiado, chamando a Igreja do seu tempo para voltar a focar em Cristo, redescobrir só nele as suas energias de vida mais profundas, tirar dele o desejo de proclamar o Evangelho e a caridade sem limites, que levaram o próprio Cristo a dar a sua vida pelos homens".

E, com amplitude de visão espiritual e pastoral, Pio X "constituiu com a sua pessoa um autêntico marco na visão do sacerdócio e no exercício pastoral do ministério sagrado e convidou a Igreja a distanciar-se da auto-referencialidade, do isolamento e do fechamento em si mesma, e pediu a ela para "qualificar a própria acção sobre o primado de Cristo e de sua palavra".

Aliás, o cardeal observou que este apelo é também para a Igreja de hoje, “como o Papa Francisco nos convida constantemente". E assim, disse que "também nós somos chamados para qualificar radicalmente a nossa presença no mundo".

Também lembrou que a escolha de Pio X "de colocar Cristo como fundamento de cada acção da Igreja, foi e continua sendo extremamente moderna, escolha intrinsecamente missionária, escolha profética de muitos eventos e reflexões da Igreja do século XX".

Tomando o tema da santidade, o Cardeal Parolin observou que Pio X, dentre as prioridades do seu pontificado, pediu aos pastores da Igreja a santidade de vida, uma vida totalmente voltada a Cristo e ao seu chamado". A santidade de vida como condição essencial para a credibilidade do ministério sagrado, a santidade como especificidade do sacerdócio ministerial, explicou o cardeal.

Outra característica que destacou em sua homilia foi o exemplo vigoroso de caridade apostólica de São Pio X. "Uma caridade que nascia do seu coração sensível e terno pelos necessitados, nascido e crescido em uma família e em uma paróquia pobre", disse .

Por fim, o Cardeal Parolin disse que São Pio X "criou na Igreja uma nova atmosfera, um clima de vida interior ardente e inflamado, mais precisamente ‘um bálsamo, um perfume', em cuja fragrância os corações dos humildes e simples se encontraram".
 

Trad. ZENIT

Sem comentários:

Enviar um comentário