Páginas

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O Papa Francisco convoca Messi, Zanetti, Eto’o e Zidane para um «Jogo pela Paz» em Roma

Proposta inter-religiosa: «A fraternidade em sinal de paz» 

Zanetti, defesa argentino do Inter de Milão, é um bom
aliado de Francisco para um grande evento futebolístico que
recolhe fundos para a cultura da paz
Actualizado 24 de Julho de 2014

Europa Press

Lionel Messi, Gianluigi Buffon, Zinedine Zidane, Javier Zanetti, Roberto Baggio, Andrea Pirlo, Yuto Nagatomo ou Samuel Eto´o são alguns dos jogadores que participarão no jogo "Inter-religioso pela Paz", por iniciativa do Papa Francisco, no Estádio Olímpico de Roma no próximo dia 01 de Setembro, segundo informaram os organizadores do evento num comunicado de imprensa.

Os desportistas vão intervir em nome das diferentes religiões, reunidas pela primeira vez em Roma, para celebrar o encontro "entre a excelência desportiva" e "a fraternidade em sinal da paz no mundo", segundo sublinharam no comunicado.

A iniciativa é promovida e organizada por duas fundações sem ânimo de lucro, ambas activas na difusão dos valores do desporto e o apoio concreto a crianças e adolescentes: Fundação Pupi (www.fondazionepupi.org) e Scholas Occurrentes (www.scholasoccurrentes.org).

Segundo os responsáveis, o evento está inspirado numa conversação mantida em Abril de 2013 entre o futebolista Javier Zanetti e o Papa Francisco na qual o Pontífice, segundo o jogador, lhe transmitiu a ideia de organizar um encontro que servisse de união entre pessoas afins a diferentes religiões.

Zanetti declarou que está "muito orgulhoso" de poder contribuir na organização do Partido pela Paz Inter-religiosa e acrescentou que foi em Abril de 2013, quando o Papa Francisco lhe expressou que queria partilhar a ideia de criar um momento de fraternidade e união entre as diferentes religiões.

Assim, o jogador assegurou que estão dedicando muitas energias para conseguir que o evento seja "uma noite de grande futebol e recolha de fundos, assim como, sobretudo, uma celebração para os povos e uma oportunidade para a reflexão comum".

Poderão seguir-se os preparativos prévios ao evento na página web habilitada para o efeito, www.matchforpeace.org, que contém informação em inglês, italiano e espanhol.

Além disso, os organizadores criaram um perfil na rede social Twitter com o nome de "matchforpeace" no qual, a partir desta quarta-feira, escreverão mensagens de 140 caracteres.

A fundação PUPI foi criada em 2001 com o objectivo de trabalhar no âmbito da protecção integral dos direitos de crianças e adolescentes. A Fundação nasceu por vontade de Javier Zanetti e da sua esposa Paula, que decidiram criar um espaço onde poder desenvolver este projecto.

Scholas Occurrentes, é uma rede mundial de Escolas e Redes Educativas Impulsionada pelo Papa Francisco, através da Pontifícia Academia das Ciências e pretende vincular escolas e redes educativas de todo o mundo a partir de propostas pedagógicas, desportivas e artísticas para melhorar a educação e conseguir a inclusão das comunidades de menores recursos.




in




Sem comentários:

Enviar um comentário