Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Echevarría: 'que Don Giussani seja beatificado em breve'

O prelado do Opus Dei no "Meeting da Amizade entre os Povos" convidou a ver as notícias do Oriente Médio, considerando que se fala de pessoas


Roma, 28 de Agosto de 2014 (Zenit.org) Sergio Mora


O prelado do Opus Dei, Mons. Javier Echevarría elogiou o pensamento do fundador de Comunhão e Libertação, o padre italiano Luigi Giussani, e desejou que o processo de canonização possa chegar em breve a ser concretizado. Falou isso na conferência realizada quinta-feira no "Meeting pela Amizade entre os Povos", que se realiza na cidade italiana de Rimini de 24 a 30 Agosto.

O prelado, que tinha declinado o convite, devido a problemas de agenda, finalmente aceitou depois de uma carta na qual lhe diziam: "Rimini é o centro do mundo", o centro do mundo claramente não geográfico, “mas devido ao grande desempenho que tem há 30 anos". De fato, Mons. Echevarría chega de um tour por sete países da América Central, e ontem chegou de duas etapas na Holanda e na Alemanha.

Disse que conheceu Don Giussani e ficou impressionado pela sua personalidade e capacidade de abordar as pessoas, e sua voz áfona, mas tão cálida. Lembrou que se sentia perto de um amigo, um homem de Igreja que explicava a actividade de Comunhão e Libertação a Don Alvaro del Portillo, que será beatificado no dia 27 de Setembro. Elogiou sua vida de piedade, seu ministério, serviço na Igreja e desejou a sua beatificação possa acontecer em breve.

Para os membros da Comunhão e Libertação presentes entre as três mil pessoas que lotaram o auditório, o terceiro prelado do Opus Dei os convidou a "meditar muito" o que ensinou Don Giussani", e instou-os não só a ler seus escritos, mas a meditá-los, a não contentar-se com admirar, mas "a entrar na figura de Dom Giussani e viver com ele a novidade que ele viveu em toda a sua vida”.

Sobre o tema do Encontro de Rimini "Rumo às periferias do mundo e da existência. O destino não deixou o homem sozinho”, destacou que ir às periferias é um tema recorrente no Papa Francisco, e que "convida toda a Igreja a sair ao encontro”, seguindo o mandamento do seu Mestre. Por isso convidou a pegar esta ideia do Papa e chegar a todas as periferias “a partir da nossa periferia pessoal”, para ajudar os outros e à Igreja a dar esta mensagem formidável.

O bispo espanhol também lembrou a importância que o fundador do Opus Dei, São Josemaria Escrivá dava à oração das pessoas doentes e deficientes, às quais atribuía muitas conquistas devida a essas orações.

E instou, a convite do Papa Francisco, ao sair para o mundo, ir para as periferias existenciais, sabendo que não estamos longe de nenhuma pessoa, mesmo que possam estar em países distantes. Também convidou a "não ler os jornais sem colocar a alma", a não só assistir o noticiário para saber das coisas e sem pensar nas pessoas estão lá, porque são pessoas e, portanto, é algo que nos afecta directamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário